Campinas terá sessões de cinema com energia solar
Imagina uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. Agora, programe-se pois esse equipamento existe e vai exibir filmes a partir de energia limpa, nesta quinta-feira (22), em Campinas.
Trata-se do Cinesolar, uma iniciativa brasileira de cinema itinerante, que exibe filmes a partir da energia solar. Esta quinta-feira, a partir das 18h, na Praça do CRAS Flamboyant, no Jardim Flamboyant, a energia do cinema começa com exibição de curtas (temáticas de diversidade e sustentabilidade) voltados às crianças.
Serão exibidos “Não Custa Nada”, de Edu Pereira; “De onde vem a água do Rio”, de Mateus Di Mambro; e “Caminho dos Gigantes”, de Alois Di Leo. Às 19h começa o filme principal: “Colegas”, dirigido por Marcelo Galvão, que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema.
200 POLEGADAS
No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam aos locais de exibição tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.
A equipe do Cinesolar leva até um pipoqueiro, com pipoca gratuita, para que o público tenha uma experiência “total” de ir ao Cinema. Todas as sessões do Cinesolar têm a compensação de carbono em uma área de reflorestamento no interior de São Paulo.
PROJETO
O evento, que integra o circuito Caminhos do Brasil 2017, é realizado pela Brazucah Produções, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Sanofi Genzyme. Em Campinas, a iniciativa tem o apoio da Fundação FEAC por meio do projeto Urbanizarte, integrante do programa FEAC Arte e Cultura (FAC) que incentiva ações artísticas, culturais e esportivas que promovam a apropriação dos territórios pelas comunidades locais.
SERVIÇO
Praça do CRAS Flamboyant, à rua Paraibuna, 177, no Jardim Flamboyant, em Campinas. (No caso de chuva, será no salão da Igreja Templo da Adoração ao Deus Vivo, à rua Paraibuna, 373.)
No caso de chuva, será no salão da Igreja Templo da Adoração ao Deus Vivo, à rua Paraibuna, 373. A entrada é franca.