Troca de recicláveis por dinheiro via PIX chega a Pinheiros

A quinta unidade da Estação Preço de Fábrica, desenvolvida pela Green Minning, foi inaugurada na quinta feira, dia 20 de junho, no estacionamento do Mercado Municipal de Pinheiros. O local vai receber materiais recicláveis e pagar por eles o mesmo valor praticado pelas usinas de reciclagem, diretamente para catadores, catadoras e pessoas com mais de 18 anos que queiram dar o destino correto aos seus resíduos.

A nova estação marca o início da parceria da startup com a prefeitura de São Paulo, representada no evento de inauguração pela secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, e pelo secretário de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento, Carlos Fernandes.

Inauguração da Estação Preço de Fpabrica, com representantes da Green Minning, Prefeitura de SP, Grupo Boticário, Ibema e Mercado Municipal de Pinheiros. Foto: Instagram | Green Minning

“Hoje, começamos com ações em São Paulo, um município enorme, que cabe o mundo. Aos poucos, vamos transmitir o exemplo para diversas outras cidades, estados e países, porque tudo o que se faz em São Paulo e dá certo, o Brasil todo copia. Espero que a população realmente aproveite essa iniciativa e que dê bons frutos aos paulistanos”, disse Marta Suplicy.

Além da prefeitura, são parceiros do projeto o Grupo Boticário e a Ibema, empresa que produz papéis e embalagens. “Uma das iniciativas que mais acreditamos para endereçar nossos compromissos com a gestão de resíduos é o ‘Estação Preço de Fábrica’ que, além de dar um destino ambientalmente correto para os resíduos coletados, proporciona também incremento de renda. Até o momento, já colaboramos com a renda de mais de 2.500 famílias e recolhemos 847 toneladas de vidro e papel”, explica e comemora Luis Meyer, diretor de ESG do Grupo Boticário

O projeto começou em novembro de 2021 e, de acordo com o CEO da Green Minning, Rodrigo Oliveira vem crescendo numa velocidade surpreendente. “Temos um carinho muito grande pelo bairro que já atuamos há anos junto ao Coletivo Pinheiros. Trazer uma nova estação em parceria com a Prefeitura e o Grupo Boticário fortalece a transformação que esta iniciativa proporciona para as pessoas que mais precisam”, conta.

Os pontos de coleta “Estação Preço de Fábrica” buscam incentivar uma nova forma de lidar com a logística reversa e a economia circular. “A estação foi criada para trazer o preço pago pelas usinas de reciclagem diretamente para a mão das pessoas, principalmente catadores e catadoras de recicláveis que trabalham muito todos os dias, mas que hoje recebem cerca de 20% do valor do material. Mas aqui conseguimos entregar 100% diretamente para estas pessoas”, explica Rodrigo.

As empresas parceiras subsidiam a logística da própria estação e o transporte do material até a usina de reciclagem. Além de Pinheiros, há pontos de coleta no bairro do Jabaquara, nas cidades paulistas de Carapicuiba e Embu das Artes, em Lajeado, no Tocantis.

Os resíduos coletados são encaminhados para empresas da cadeia produtiva de embalagens que irão reciclar e usar a matéria-prima para a fabricação de novos produtos. O modelo ajuda a fortalecer a cadeia de reciclagem, além de gerar renda para catadores e catadoras, principais agentes da coleta seletiva no Brasil.

O “Estação Preço de Fábrica” em Pinheiros vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Ciclovivo