São Paulo ganha projeto de troca de recicláveis por dinheiro
No dia 23 de março de 2023, Rodrigo Oliveira, CEO da Empresa Green Mining, Ana Paula Sater, presidente da Associação dos Comerciantes de Pinheiros, foram à Secretaria Executiva de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável (SECDS) para discutir a implementação da 1ª Estação Preço de Fábrica do município no Mercado de Pinheiros. O ponto vai receber recicláveis e, em troca, fazer pagamento em dinheiro via PIX.
O equipamento foi desenvolvido pela startup Green Mining e pela fabricante de papel cartão Ibema com o objetivo de lidar com a reciclagem de uma maneira. De acordo com a prefeitura, a nova estação vai começar a operar no final de abril. Os resíduos de vidro, papelão, papel branco e papel cartão entregues na Estação, são comprados e destinados de maneira ambientalmente correta. Desta forma há contribuições para o meio ambiente e para a sociedade com o aumento e/ou incremento de renda para as pessoas que levarem os materiais até o equipamento.
“Estamos apresentando à cidade, mais uma solução para recuperar embalagens pós-consumo e encaminhar à reciclagem ou reutilização, evitando que o material vá para um aterro, como desenhado pelo sistema da empresa criadora”, explica o Secretário Executivo de Abastecimento, Carlos Fernandes, interlocutor da parceria junto a Secretaria de Relações Internacionais.
A prefeitura informou que a previsão é que novas estações Preço de Fábrica sejam instaladas em outros 15 mercados da cidade de São Paulo, mas não deu prazos para a ampliação do projeto.
“O projeto piloto visa atender a necessidade dos clientes comprometidos com responsabilidade ambiental, e também proporcionar a valorização da entrega dos catadores nas ruas da região, recebendo-os em local acessível e precificando melhor os rendimentos”. Afirma o assessor técnico da SECDS, Ivanilton da Silva, Dodô.
Com a instalação do equipamento abrigado por um contêiner feito de plástico reciclável, o Mercado de Pinheiros está na frente de mais uma iniciativa de sustentabilidade na capital. O mesmo projeto já existe nos municípios de Carapicuíba e Embu das Artes.
Como funciona?
Para receber rendimentos dos resíduos coletados, é preciso baixar o aplicativo gratuito da Green Mining, disponível nas plataformas da App Store e Google Play, preencher um breve cadastro e indicar o material que foi entregue no ponto de coleta, onde tudo será pesado e classificado.
Assim, um recibo vai ser gerado e, quando completar R$ 10, o valor será depositado semanalmente, às sextas-feiras, na conta da pessoa por meio de PIX. A expectativa é que, em breve, outras formas de pagamento estejam disponíveis.
Confira: A Estação Preço de Fábrica também terá suas ações apresentadas na II Virada ODS, que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de junho na Praça das Artes.