Embalagem de papel substitui plástico-bolha

Absorver impactos, evitar arranhões de móveis e objetos ou quaisquer outros danos são algumas das funções do plástico-bolha. O material, comumente usado como embalagem de proteção, gera uma grande produção de lixo plástico, sendo usado pontualmente para ser descartado logo em seguida. Buscando uma alternativa mais ecológica para o produto, a empresa indiana EcoCushion Paper desenvolveu uma embalagem de papel.

O produto substituto é feito de papel kraft e possui uma forma hexagonal, criando um design de favo de mel quando puxado. As células hexagonais se encaixam entre si, de forma que os objetos podem ser embrulhados com segurança sem a necessidade de fita plástica.

O material dá suporte e amortecimento para os objetos envolvidos. Projetado com perfurações contínuas, o invólucro pode ser encurtado em qualquer comprimento sem tesoura.

Além de ser 100% reciclável e compostável, a embalagem de papel ocupa cerca de 80% menos espaço do que o plástico bolha, economizando ainda energia durante o transporte.

Como substituir o plástico-bolha?

A poluição gerada pelas embalagens da Amazon daria para embrulhar a Terra 500 vezes em plástico-bolha, segundo a associação ambientalista Oceana. É inegável que o impacto de grandes companhias é infinitamente maior. Ainda assim individualmente podemos fazer escolhas mais sustentáveis, buscando alternativas menos poluentes e igualmente eficazes.

Abaixo, conheça algumas soluções de fácil acesso para substituir o plástico-bolha:

  • Papel manilha: Usado para embrulho em estabelecimentos comerciais, o papel manilha é um papel reciclado vendido em fardos.
  • Papelão ondulado: Com exterior enrugado em um ou em ambos os lados, este tipo de papelão é mais absorvente de choque e protetor de umidade.
  • Papel picado: Usando papéis velhos, que você possui em casa, ou papel kraft é possível criar uma consistência mais segura para preencher vazios e proteger objetos.

Dica: Para quem precisa de grandes quantidades, algumas empresas brasileiras comercializam embalagens ecológicas para fornecedores. Pesquise no Google que certamente encontrará alguma alternativa viável.

Ciclovivo