9 dicas para um carnaval sustentável
O Carnaval está aí! Muita festa, música, gente e alegria – tudo junto e misturado! Mas junto com a folia, vem uma quantidade enorme de resíduos, da garrafa e latinha com bebidas às fantasias e adereços. Para que o carnaval não se transforme numa explosão de sujeira e impacto ambiental negativo, o primeiro passo é evitar a geração de resíduos.
Depois pensar no tipo de resíduos que vamos gerar e no destino que este material vai ter. Para um carnaval mais sustentável, nada de plástico descartável é um ótimo começo. Outra dica importante é preferir sempre as latinhas de alumínio, já que este material tem um alto índice de reciclagem e são uma fonte de renda para catadores e catadoras de recicláveis.
No pré-carnaval de São Paulo, por exemplo, centenas de catadoras e catadores informais protagonizaram a gestão dos resíduos recicláveis nos blocos “Casa Comigo”, em Pinheiros e “Acadêmicos do Baixo Augusta”, na Consolação. Nas ações organizadas pelo Cataki e Pimp My Carroça com apoio do Instituto Heineken, foram recolhidas cerca de cerca de 70 bags de reciclagem preenchidos com alumínio, plástico, papel e vidro, no último final de semana.
“Geralmente é muita desinformação, muito desrespeito, mas com esse projeto somos valorizadas cada vez mais. Estou amando e gostaria de desenvolver esse lado da arte e da cultura entre os catadores” comentou a catadora Andreia Priscila Hipólito durante o bloco. Durante o carnaval, a participação dos catadores e catadoras vai continuar e estas profissionais da reciclagem vão receber uma remuneração pelo trabalho fundamental que realizam, além da renda gerada pelo material reciclado que for recolhido.
Como fazer um carnaval mais sustentável?
Para quem quer brincar o carnaval sem prejudicar o meio ambiente, seguem algumas dicas do Carlão e Magrão, catadores de recicláveis que fazem parte do Cataki, app criado pela ONG Pimp My Carroça para conectar profissionais da reciclagem com geradores de resíduos. Eles mostram como é possível se divertir e curtir a festa de maneira responsável, levando a sustentabilidade pra desfilar na rua.
1. Prefira latinhas do que vidro e plástico
Quando o assunto for bebidas, dê preferência para latas ao invés de garrafas de vidro ou plástico. Dessa forma você estará fortalecendo o trabalho dos catadores. “Vamos ser sábios já na hora do consumo. Se for pra comprar uma cerveja ou um refrigerante, compre latinhas. A reciclagem desse produto é melhor e mais fácil e gera mais renda a gente”, pede Carlão.
Aliás, procure um desses profissionais para entregar sua lata vazia e amassada, ou deixe em um local apropriado para ser recolhido depois – de preferência na altura dos braços, pra que o catador não precise forçar a coluna ao agachar cada vez que for recolher uma latinha.
2. Leve uma sacola ou mochila para guardar seus resíduos
Mesmo tentando evitar a produção de resíduos, é muito provável que você precise jogar algo fora e em algum momento não encontre uma lixeira. Leve uma sacola ou mochila para guardar embalagens ou guardanapos em uma situação dessas, evitando jogar os materiais no chão.
3. Leve seu copo e canudo reutilizáveis
Seja muito ou nem tanto, provavelmente você queira beber algo no carnaval. Ao invés de encher as ruas ou as latas de lixo com plástico, já saia de casa com copos e canudos reutilizáveis. Dependendo do copo, você ainda vai estar cheio de estilo usando uma cordinha para prendê-lo ao pescoço.
4. Leve água de casa
Lembre-se de que é importante beber bastante água para permanecer hidratado no calor. Leve uma garrafa com água de casa, para evitar comprar garrafas plásticas que acabariam no lixo ou na rua depois. Algumas até podem ser presas na bermuda ou na saia, contribuindo para o look.
5. Crie sua fantasia com materiais reutilizados
Essa dica, além de amiga do meio ambiente, também pode ser muito divertida! Que tal juntar os amigos numa tarde em casa ouvindo música para preparar as fantasias do carnaval com materiais reutilizados? Esbanje na criatividade e crie a fantasia com maior impacto no bloco e o menor no meio ambiente!
Aliás, vale reaproveitar fantasias de carnavais passados, emprestar e trocar fantasias antigas para a turma, assim você poupa dinheiro e recursos naturais.
6. Use bioglitter
Seguindo nos adereços, muitos foliões gostam de usar glitter. O problema é que ele gera microplásticos, prejudicando o meio ambiente – principalmente rios e mares. Procure uma loja que venda bioglitter e aproveite.
7. Faça seu próprio confete
Ver uma chuva de confete é lindo ali na hora. Depois, não representa mais nada além de um monte de papel na rua, o que pode ajudar a entupir bueiros e bocas de lobo. Use um furador de papel em folhas secas para criar o próprio confete sustentável.
8. Recuse brindes
Ganhar brindes pode ser atrativo, mas você realmente precisa daquilo? Reutilizar copos, bandanas, camisetas ou leques de papel que você já tem em casa é mais benéfico para o meio ambiente do que pegar novos durante o carnaval.
9. Respeite e valorize o trabalho dos catadores
“No carnaval as pessoas abusam da falta de respeito. Eu quero ser mais respeitado durante a folia. A galera fica bêbada e acaba ficando ainda mais desrespeitosa. Por exemplo: se eu esvaziar uma latinha e, por acaso, a cerveja respingar um pouco no pé de uma pessoa alterada, é possível que ele queira partir pra cima de mim. Se eu estiver com a roupa suja – que é algo comum no meu trabalho – as pessoas desrespeitam ainda mais”, aponta Magrão.
Catadores são profissionais da reciclagem. No meio da multidão dos blocos, eles estão trabalhando e ajudando a limpar as ruas por onde o bloco passou. Exerça sua simpatia e seja gentil com esses trabalhadores, sempre.