Startup cria sistema de recipientes reutilizáveis para restaurantes

Uma startup suíça desenvolveu um modelo de negócio circular que fornece recipientes reutilizáveis ​​para restaurantes do tipo “takeaway” (para viagem). A intenção é reduzir o consumo de embalagens e consequentemente o descarte de resíduos, sobretudo de itens plásticos descartáveis que aumentaram com a expansão do delivery desde o início da pandemia.

Intitulado reCircle, o sistema consiste basicamente em substituir recipientes poluentes por embalagens duráveis, que podem ser reutilizadas. Talheres, copos, vasilhas de tamanhos diversos e até uma caixa de pizza são alguns dos produtos disponíveis. Cada item é lavável, resistente ao calor e ao frio, inodoro e pode ser usado centenas de vezes. Outra vantagem é que os produtos podem ser empilhados, ocupando menos espaço.

Fabricados e reciclados na Suíça, os itens são feitos de polibutileno tereftalato (PBT) reforçado com fibra de vidro, e as tampas dos copos e recipientes são feitas de polipropileno. São livres de BPAs e inquebráveis.

Além dos benefícios já citados, todos os recipientes são à prova de vazamentos, adequados para micro-ondas e lava-louças. “Ouvimos com atenção e levamos em consideração as necessidades dos donos de restaurantes no processo de desenvolvimento”, afirma a startup em seu site.

O sistema da reCircle funciona da seguinte maneira: a startup vende os utensílios reutilizáveis ​​para restaurantes parceiros, que pagam uma taxa de adesão. Já os restaurantes vendem os vasilhames aos clientes com suas refeições. Os clientes podem tanto repor os recipientes vazios na próxima ida ao local como devolver os utensílios e receber o dinheiro de volta. Ou seja, o valor cobrado é como uma espécie de depósito caução, que estimula os clientes a participarem ativamente para que o sistema funcione. Além de gerar menos desperdício, as embalagens também estimulam a fidelização da clientela.

Quando os utensílios chegam ao fim de sua vida útil, podem ser enviados de volta ao reCircle, que os recicla para criar novos produtos.

Atualmente, segundo a companhia, há cerca de 2400 estabelecimentos participantes do sistema em vários países, além da Suíça, como Alemanha, Bélgica, Holanda e Itália. “Nossa meta é criar uma rede nacional, construir um sistema reutilizável em toda a Europa”, diz Jeannette Morath, fundadora e CEO da reCircle. As embalagens, produzidas igualmente na cor berinjela, também podem ser personalizadas com as cores e logotipos de cada empresa.

Ciclovivo