Marca cria roupas reaproveitando guarda-chuvas quebrados

Quantos guarda-chuvas você já perdeu ou quebrou ao longo da vida? Se é difícil fazer uma estimativa individual, imagine ter dados precisos globais. Porém, é certo que uma quantidade significativa de guarda-chuvas são inutilizados no mundo todos os anos e uma dupla decidiu criar um negócio baseado neste material.

A dupla é formada por Anna Masiello e Yasmin Medeiros, que, em 2021, lançaram a inusitada marca portuguesa de moda sustentável R-Coat. Até agora, a empresa estima que 2.172 guarda-chuvas quebrados já foram “salvos” do lixo e transformados em bolsas, casacos, chapéus e até enfeites natalinos.

A quantidade de tecido necessário para cada peça varia. Para criar uma jaqueta, por exemplo, são necessários 5 guarda-chuvas quebrados, enquanto os acessórios requerem peças menores e, muitas vezes, são aproveitadas as sobras de outras peças. Cada produto é feito à mão por uma equipe formada por cinco costureiras.

Outro ponto interessante é que como os produtos são desenvolvidos com matérias-primas reaproveitadas, cada um deles é único. Dependendo da qualidade do guarda-chuva usado, o produto também é impermeável. A peça ainda é embalada em caixas reutilizadas ou recicladas, recicláveis ​​e compostáveis. Também a tinta é natural e artesanal.

A manutenção da marca R-Coat depende dos 30 pontos de coleta de guarda-chuva espalhados por Portugal, o que contribui para dar uma destinação ao utensílio quebrado, que, do contrário, certamente não seria reciclado. Com sede em Lisboa, a empresa retira os guarda-chuvas pessoalmente ou aguarda o envio dos “Umbrella Heroes” – voluntários que se predispõem a transportá-los até a capital portuguesa.

Apesar do uso de material reaproveitado, as peças para o consumidor final não são baratas assim como o custo de produção. Por isso, a marca deixa claro a estrutura de custos em seu site. Por enquanto, os produtos não são comercializados no Brasil.

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