Loft é construído usando contêineres usados e tijolos de demolição

No centro antigo de Americana, interior paulista, o Loft Container nasceu para ser o lar de um jovem casal. Para o projeto eles contrataram as arquitetas Camila Galli e Isabella Michellucci, do Ateliê Birdies, que entregaram a casa pronta em dez meses.

Tudo ganhou vida com a utilização de dois materiais, basicamente: 2 contêineres marítimos antigos (de 40 pés cada um), trazidos do Porto de Santos, e 20 mil tijolos artesanais de demolições feitas na região – que o casal vinha guardando há sete anos.

Assim, a casa em estilo industrial foi erguida sem desperdícios, com as áreas sociais integradas no piso térreo e duas suítes no piso superior. No térreo, os tijolos de demolição serviram como elemento de vedação das estruturas metálicas (vigas, pilares e cobertura).

Já os dois contêineres foram instalados no piso superior, abrigando as duas suítes que somam 56 m². No total são 153 m² do loft construídos no amplo terreno de 1.000 m².

Entre os desafios estava a necessidade de tornar a casa prática, funcional e aconchegante. Para isso, os contêineres receberam tratamento termoacústico com duas camadas de lã de vidro.

“É um material interessante pelo caráter sustentável, já que se trata de um reaproveitamento de algo que acabaria sendo descartado. E tem um potencial para construções mais luxuosas, inclusive, como fizemos neste projeto, que traz um mix entre o rústico e um design mais contemporâneo”, ela comenta.

Grandes esquadrias e a varanda permitem boa iluminação natural e ventilação adequada do loft. Um detalhe: a casa foi concebida com estrutura modular para uma eventual ampliação no futuro sem grandes complicações.

Ciclovivo