Primeiro SUV movido a energia solar será lançado em 2023

A empresa alemã Sono Motors criou o primeiro SUV elétrico coberto por painéis solares do mundo. O veículo, batizado de Sion, já tem lista de espera para sua compra e deve chegar ao mercado europeu em meados de 2023.

Desde a sua fundação em Munique, na Alemanha, em 2016, a Sono Motors tornou-se pioneira no transporte movido à energia solar. O desenvolvimento do Sion, que tem potencial para se tornar o primeiro SUV acessível do mundo, capacita os passageiros do dia a dia, bem como as empresas, a aproveitar o poder do sol para a mobilidade.

A casca externa do Sion, ideal para a família, consiste em 456 meias células solares perfeitamente integradas que prolongam o tempo entre as cargas e permitem a autossuficiência em viagens curtas. As células são integradas em todo o carro, em seus pára-lamas, capô, painéis traseiros, laterais e teto.

Sua tecnologia solar aumenta o alcance estimado da bateria de 305 quilômetros, em uma média de 112 quilômetros por semana em condições climáticas típicas e em até 241 quilômetros por semana em condições ideais.

A bateria LFP de 54 kWh do Sion permitirá uma capacidade máxima de carga de até 75 kW (DC) e 11 kW (AC). O carregamento bidirecional de até 11 kW transformará Sion em uma “usina de energia” solar que pode carregar dispositivos, outros veículos elétricos ou colocar energia de volta em redes de energia públicas ou privadas. São necessários 35 minutos para carregar 85% da bateria em uma estação de carregamento elétrico rápido convencional.

Produção para 2023

Em parceria com a Valmet Automotive, a Sono Motors planeja iniciar a produção na Finlândia no segundo semestre de 2023 e pretende produzir aproximadamente 257.000 veículos Sion em sete anos. Atualmente, existem 42.000 reservas para o carro na Europa, e o veículo também será comercializado nos Estados Unidos.

“Precisamos de um meio de transporte mais limpo e nossa visão fundamental é adicionar energia solar a todos os veículos. A energia solar é a resposta porque permite que os veículos sejam mais independentes da infraestrutura de carregamento, o que é mais conveniente para os consumidores e menos dispendioso para a rede de energia”, disse Laurin Hahn, co-fundador e CEO da Sono Motors.

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