Sorocaba ganha abrigos de ônibus com painéis solares
A cidade de Sorocaba, localizada a 100km da capital paulista, está trocando antigos abrigos de ônibus por modelos modernos e equipados com energia solar. No total, 16 pontos já foram trocados e outros 14 estão em fase de instalação. Além disso, outros 30 serão instalados em diferentes pontos do município até que, pelo menos, 500 sejam substituídos.
O modelo adotado pela Urbes – Trânsito e Transportes, que opera na cidade, começou a ser testado em setembro de 2021. Passado o período de testes, em março deste ano, os abrigos começaram a ser instalados em definitivo.
“A fase inicial serviu para a realização de ajustes, com o objetivo de regular o sistema, a fim de que a energia armazenada fosse o suficiente para garantir a autonomia da luminária durante todo o período noturno e a madrugada. A experiência deu certo e, agora, nesta etapa, estamos tornando esse modelo um padrão daqui em diante e promovendo as substituições necessárias”, explica o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.
Cada abrigo conta com um painel solar situado na cobertura, que alimenta um refletor equipado com lâmpadas de LED. A luminária ajuda a levar mais segurança aos passageiros sem aumentar os gastos energéticos da iluminação pública. “Gera energia limpa e sem custo mensal. A ideia é implantar essa tecnologia, inicialmente, em pontos de ônibus em que não há cabeamento elétrico e, depois, ampliar para todos os demais pontos de ônibus de Sorocaba”, destaca Barreto.
A espera do ônibus também será menos desconfortável. Isso porque o novo modelo de abrigo conta com quatro bancos, mais espaçosos, além de cobertura para proteger do sol e da chuva e espaço específico para cadeirantes.
Abrigos de ônibus sustentáveis
O CicloVivo já trouxe diversos exemplos de como é possível modernizar de forma ecológica os abrigos de ônibus nas cidades. São diversas soluções para tornar estes espaços, que fazem parte do cotidiano, em um local de passagem mais agradável.
Ciclovivo