Desafio converte quilômetros pedalados em plantio de árvores

A companhia aérea KLM está convidando pessoas de todo o país a pedalar e ter os quilômetros convertidos no plantio de árvores na Amazônia. A ação “Desafio KLM Pedale por Árvores” já alcançou mais de 110 mil km e a companhia busca atingir a meta de 150 mil quilômetros até o próximo domingo (28/08), último dia do desafio. Tal número garantirá que seis mil mudas sejam plantadas para a recuperação de ecossistemas na região.

Para simbolizar e dar ainda mais visibilidade à ação, a companhia conta com um espaço exclusivo na Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo: a KLM Bike House, que traz uma série de iniciativas da empresa focadas em sustentabilidade e conta com uma bicicleta fixa para quem quiser contribuir ainda mais para o desafio. Quem passar pelo local também concorre a passagens aéreas para Amsterdã.

Pedaladas em árvores

Cada 25 quilômetros pedalados pelos participantes do desafio serão convertidos pela KLM no plantio de uma árvore na Amazônia. Para participar do desafio, é necessário baixar o app Km Solidário, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos, se registrar e selecionar o Desafio KLM Pedale por Árvores, que durante o período da ação está em destaque na plataforma.

Em seguida, o participante pode começar a pedalar e, ao final da atividade, sincronizar seus quilômetros, sem nenhum custo financeiro. Com o app Km Solidário baixado, os participantes também podem contabilizar a atividade via apps Strava e Garmim.

Na KLM Bike House, além das ações já mencionadas, a comunidade pode acompanhar os quilômetros pedalados no desafio em um placar digital, atualizado diariamente, assim como saber mais sobre os compromissos da KLM com o programa Fly Responsibly. O espaço está aberto a qualquer pessoa – de atletas a famílias e grupos de amigos – que queiram aproveitar para descansar, apreciar o pôr do sol no mezanino ou mesmo recarregar dispositivos móveis em redes alimentadas exclusivamente por energia solar.

Retorno à sociedade

O plantio de árvores resultante do Desafio KLM Pedale por Árvores será feito em parceria com a startup Meu Pé de Árvore e contemplará três áreas de preservação permanentes com condições de área úmidas, as quais abrangem duas nascentes d’água. As árvores serão plantadas em novembro, quando se inicia o período de chuvas na região. Todos os detalhes estão disponíveis nesta página.

Ciclovia Rio Pinheiros abrange 22,2 km e faz parte do Programa Novo Rio Pinheiros, do Governo do Estado de São Paulo. No início de 2020 foi adotada pela Farah Service, em um contrato firmado com a CPTM (STM). Houve, então, uma expansão de atuação para implantação de maiores estruturas. A ciclovia conta hoje com cafés, pista para aula de bikes, container com área de descanso, chuveiros, pontos para carregamento de celulares, bombas de ar para enchimento de pneus e outros atrativos, além de desenvolver ações culturais e de preservação da fauna e flora da região. Atualmente, a ciclovia registra cerca de 160 mil acessos por mês.

O Km Solidário tem como missão combater o sedentarismo e amplificar as boas práticas sociais, por meio de um aplicativo que conecta praticantes de atividades físicas com pessoas, projetos e empresas que buscam contribuir para a redução da desigualdade social e econômica existentes no Brasil. Lançado em fevereiro de 2021, o app conta com mais de 130 mil usuários e 14 instituições cadastradas, entre elas Instituto Ayrton Senna, GRAACC e Gerando Falcōes.

O Meu Pé de Árvore trabalha na recuperação de áreas degradadas da floresta amazônica no estado de Rondônia, por meio de sistemas de produção regenerativos e autossustentáveis implementados em conjunto com agricultores familiares.

Como acessar a KLM Bike House

A KLM Bike House está localizada na Ciclovia do Rio Pinheiros em São Paulo, entre os acessos da Vila Olímpia e do Parque do Povo. A entrada é totalmente gratuita e só é possível com bicicleta.

Horários de funcionamento:

  • KLM Bike House – diariamente das 7h00 às 22h00
  • Ciclovia Rio Pinheiros – diariamente das 5h30 à 0h00

Ciclovivo