Sapatinhos de bebê se dissolvem na água quente após o uso

Bebês e crianças crescem rapidamente e as roupinhas e sapatos que eles usam em um dia, em pouco tempo já estão pequenos. Doar e receber peças de outras famílias ou comprar e vender em brechós infantis são alternativas para evitar o consumo de itens que vão ficar pouco tempo com os pequenos. Outra escolha importante são produtos de marcas que se preocupam com seu impacto ambiental.

Para evitar que seus produtos sejam um problema para o planeta após o uso, a Woolybubs, marca de sapatos para bebês, criou calçados que podem ser dissolvidos em água quente. Quando a criança já não for mais usar o sapatinho, basta colocar em água a 90ºC por 40 minutos e pronto!

Jesse Milliken, um dos fundadores da empresa, conta que teve esta ideia após observar a quantidade de peças de roupas que seus filhos usavam por pouco tempo. “A indústria de produtos para bebês e crianças tem muito desperdício”, conta.

Com os sapatos, a ideia é reduzir o número de produtos enviados aos aterros sanitários – a empresa calcula que um sapatinho de bebê pode levar entre 50 a mil anos para se decompor.

A Woolybubs produz sapatos para crianças de zero a 12 meses. “Nosso objetivo era criar um produto que fosse útil para os pais que não adicionasse substâncias prejudiciais ao meio ambiente ou contribuísse para a proliferação de plásticos”, explica Jesse.

Os sapatinhos vêm em quatro cores pastel e são feitos de um polímero plástico solúvel em água chamado álcool polivinílico (PVOH) e uma tinta à base de água. O mesmo material é usado atualmente para cápsulas de detergente para roupas.

“PVOH tem sido de uso comum em saúde, produtos farmacêuticos, saúde e beleza e doméstico desde a década de 1950”, explicou Milliken.

Depois de colocar os sapatos em água fervente, o PVOH ainda permanece na água, mas como partículas líquidas. “O material se dissolve como açúcar na água, quebrando-se em cadeias poliméricas individuais – não microplásticos”, disse Milliken.

“Embora o PVOH tenha propriedades semelhantes a muitos plásticos, os polímeros dissolvidos são decompostos por microorganismos nas instalações de tratamento de água; em última análise, esses polímeros são convertidos em dióxido de carbono e água”, acrescentou.

“Você pode despejar o conteúdo no ralo, onde será expurgado em estações de tratamento de águas residuais”, garante Jesse.

Segundo os fabricantes, os sapatos também são biodegradáveis e podem ser descartados em uma composteira industrial, com condições controladas de umidade e temperatura. Outra alternativa é enviar os produtos de volta ao Woolybubs para serem reutilizados.

Ciclovivo