Geração de energia solar no Brasil tem crescimento de 65,9% em abril
A geração de energia das usinas fotovoltaicas aumentou 65,9% em abril em relação ao mesmo mês de 2021, apontam dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A fonte solar registrou a produção de 1.252 MW médios, contra 755 MW médios no igual período do ano passado.
Conforme o boletim, as hidrelétricas e eólicas apresentaram avanço de 12,3% e 12,5%, respectivamente, na mesma base de comparação. Já as térmicas tiveram redução de 44,8%. No total, a geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou 69.226 MW médios, crescimento de 3% em relação ao igual período anterior.
De acordo com a análise da CCEE, com o cenário hidrológico favorável verificado desde outubro de 2021, a geração térmica vem apresentando valores inferiores ao ano anterior nos primeiros meses de 2022.
As chuvas verificadas em abril de 2022 apresentaram valores superiores ao mesmo período do ano passado nas principais bacias do Sistema Interligado Nacional (SIN), com destaque para os volumes acima da média histórica no baixo Paraná, beneficiando Itaipu. Esse cenário favoreceu uma maior geração hidráulica e uma consequente redução da geração térmica.