Energia das marés pode entrar no rol das renováveis do Brasil

O Brasil, por se tratar de um país com dimensões continentais e ter o ramo de óleo e gás como uma das principais fontes de divisas, tem a possibilidade de explorar seu território apostando na geração de eletricidade por meio de maneiras mais renováveis, como a energia das marés.

Dessa forma, o Ulstein Belga Marine, centro de inovação do construtor naval norueguês no Brasil, aposta em uma parceria com a desenvolvedora dinamarquesa Resen Waves para compartilhamento de tecnologias inteligentes para explorar indústrias brasileiras da área. Sendo assim, detalhamos como funciona a geração de energia das ondas e mais sobre essa promissora parceria, anunciada esta semana (22) nas redes sociais.

“A energia das ondas oceânicas não é um campo muito explorado no Brasil, mas, considerando o tamanho da costa brasileira e sua área marítima, o potencial de geração de energia das ondas oceânicas aqui é inegável. Com essa nova parceria, a UBM ajuda a trazer mais uma solução sustentável para o mercado e para a transição energética, que já está acontecendo no Brasil. Já para a indústria de óleo e gás, os benefícios da tecnologia, fornecida pela Resen Waves, são inúmeros e, certamente, irão inovar as operações no mar”, disse Alexandre de Carvalho, gerente de desenvolvimento de negócios da Ulstein Belga Marine.

Como funciona a geração de energia das ondas ou Energia das marés

Já entendemos o quão promissora pode ser essa parceria. Agora, que tal entender como funciona, na prática, a geração de energia das ondas, uma maneira limpa e renovável?

O movimento das ondas, ligado a uma câmara de ar, provoca a saída do ar lá contid. Esse movimento faz uma turbina girar. Essa energia mecânica da turbina é transformada em energia elétrica através de um gerador. No momento em que a onda se desfaz e a água recua, o ar se desloca no sentido contrário, acionando novamente a turbina. Essa é apenas uma das maneiras existentes para geração de energia limpa e renovável, que pode ser uma alternativa promissora, visto toda a extensão da costa brasileira.

Confira, no vídeo abaixo, a primeira usina de ondas da América Latina gerando eletricidade, localizada no Porto do Pecém, no estado brasileiro do Ceará:

O funcionamento dos sítios de geração de energia das marés

Outra fonte possível de geração de eletricidade limpa e renovável é através da energia das marés, ou seja, da deslocação das águas do mar. Para essa transformação, são construídos alguns diques que envolvem uma praia. Com o enchimento da maré, a água do mar entra e fica armazenada nos diques. Quando a maré baixa, a água sai pelo dique, como em qualquer outro tipo de barragem.

No entanto, para que este sistema tenha um funcionamento efetivo, são necessárias marés e correntes fortes. É preciso haver um aumento considerável no nível de água de pelo menos 5,5 metros da maré baixa para a maré alta.

Vantagens de apostar nesse tipo de energia

Abaixo, listamos algumas vantagens consideráveis de investir nesse tipo de energia, confira:

  • Fonte de energia renovável e inesgotável;
  • Amigas do ambiente;
  • Várias formas de recolher energia das ondas;
  • Fáceis de prever;
  • Reduz a dependência de combustíveis fósseis, principalmente óleo e gás;
  • Não provocam danos na superfície da terra;
  • Baixos custos de manutenção e funcionamento.

CPG