Projeto distribui brinquedos feitos com plástico recolhido nas praias
Conhecida por realizar ações de conscientização e educação ambiental em praias do Sul e Sudeste do país, a ONG Eco Local Brasil vai iniciar as ações do Projeto Pé na Estrada e beneficiar crianças que vivem em comunidades assistidas por entidades ligadas ao Surf.
Entre julho e agosto, a ONG vai organizar ações de limpeza de praias, realizadas por surfistas parceiros do projeto. Todo o material plástico retirado servirá como matéria-prima para a confecção de brinquedos, que serão distribuídos para comunidades carentes.
Ao todo, a ideia do projeto nesta etapa é beneficiar 1,2 mil crianças. Entre as comunidades beneficiadas estão as atendidas pelo Projeto Surf Social, de Florianópolis, e outras instituições do litoral norte catarinense, pelo Projeto Surf do Bem, Nocaute a Fome e instituições de Paranaguá, no Paraná, além do Projeto Ondas, Instituto Gabriel Medina, instituições do Guarujá e a Escola Comunitária de Surf Maresias, em São Paulo.
“A DOAÇÃO DE BRINQUEDOS SERÁ FEITA DIRETAMENTE AOS COORDENADORES DOS PROJETOS, PARA QUE OS DISTRIBUAM COM SEGURANÇA”.
“Vários desses projetos já prestam assistência a centenas de famílias com alimentação e produtos de higiene, especialmente neste momento de pandemia. Agora, queremos incluir brinquedos para as crianças que estão precisando passar mais tempo dentro de casa e, muitas vezes, ficam sem ter o que fazer ou com que brincar”, explica Filipe Oliveira, coordenador da Eco Local Brasil.
Plástico por brinquedo
O plástico recolhido é transformado em material beneficiado, que depois é injetado (nos formatos de brinquedos) em parceria com uma empresa de Timbó (SC). A ONG já fez uma ação piloto do Projeto Pé na Estrada no mês de abril passado, quando foram distribuídos 500 brinquedos a alguns projetos de Sã Paulo, Paraná e Santa Catarina.
“Em ações anteriores, os brinquedos foram muito bem aceitos pelas crianças das famílias cadastradas”, comemora Filipe.
Ações de limpeza
Felipe explica que as ações de limpeza de praias vão acontecer isoladamente, evitando aglomeração e com coleta dirigida e individual de colaboradores, em alguns casos.
As primeiras ativações do Projeto Pé na Estrada ocorrem entre os dias 20 e 24 de julho, em Florianópolis. As atividades serão organizadas em parceria com o Projeto Surf Social e vão atender crianças da comunidade Morro do 25, na capital catarinense.
Em seguida, o projeto vai para o litoral do Paraná, onde realizará ações entre os dias 25 e 28 de julho. Neste estado, serão beneficiadas crianças atendidas pelos projetos Surf do Bem, Nocaute a Fome e instituições de Paranaguá.
As ações seguintes, entre 29 de julho e 5 de agosto, ocorrem no litoral de São Paulo, com a distribuição de brinquedos a projetos em Santos, Guarujá, Maresias, Itamambuca e Praia Grande. No estado, serão beneficiadas, além das crianças atendidas pelo Projeto Ondas (parceiro no estado da Eco Local Brasil), outros projetos como o Instituto Gabriel Medina e Projeto Escola Comunitária de Surf Maresias, entre outras.