Edifícios de uso público: 19 projetos que produzem energia de fontes renováveis
A crise climática global é um assunto que implica discussão em diversas esferas da vida cotidiana e do planejamento para a contenção e prevenção de suas consequências.
Um dos fatores centrais deste debate diz respeito às formas de produção de energia, que historicamente foram responsáveis por grandes danos ao meio ambiente pela falta de preocupação em buscar fontes renováveis e sustentáveis para gerar eletricidade. Em geral, quando vinculada aos meios tradicionais, a energia elétrica é obtida por caminhos que produzem resíduos, poluentes para a atmosfera e a água, além de, em alguns casos, se valerem de recursos naturais não renováveis.
No âmbito da construção civil, é fundamental refletir sobre as formas de otimizar os processos de obra considerando esse pretexto, mas, além disso, alguns projetos também incorporam essa reflexão em seus mecanismos de manutenção e permanência, utilizando para uso próprio meios renováveis de produção de energia. Separamos uma seleção de obras que respondem a essa questão e servem como exemplo para pensar, cada vez mais, em projetos auto-suficientes, ou com certa autonomia de produção de eletricidade. Em alguns casos, o sucesso do emprego destes meios é tamanho, que os edifícios acabam por obter um excedente na quantidade produzida e podem, inclusive, abastecer construções vizinhas.
Campus Swatch & Omega / Shigeru Ban Architects
Centro Cultural Daoíz y Velarde / Rafael De La-Hoz