O que precisamos fazer para combater a crise climática?
Limitar o aquecimento global a 1,5ºC traria benefícios e custaria muito menos do que remediar danos. E existe tecnologia e soluções práticas para alcançar esta meta.
Em outubro deste ano, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) apresentou os resultados de um relatório especial sobre os impactos do aumento da temperatura global em +1,5ºC e em +2ºC, além de alternativas para que os países pudessem cumprir a meta de manutenção do aquecimento abaixo de 1,5ºC, conforme assinado no Acordo Climático de Paris. Segundo os cientistas, cumprir tal meta exige que a humanidade não adicione mais dióxido de carbono à atmosfera até 2050. Sem nenhuma ação adicional pelo clima, o aquecimento global ultrapassará os 1,5°C já por volta de 2040 – o que eliminaria ecossistemas inteiros, afetaria a produção de alimentos, impactaria a pecuária, reduziria a disponibilidade de água e aumentaria a propagação de doenças.
O ClimaInfo traduziu este relatório e sistematizou as soluções necessárias para que limitemos o aquecimento global a 1,5ºC, passando principalmente pelos setores de energia, transporte, planejamento urbano e uso da terra (acesse a reportagem completa aqui). É uma mudança radical, mas possível – e já existem soluções escaláveis adotadas por diversos países e cidades.
O Believe.Earth resumiu esse conteúdo de maneira visual, na infografia abaixo, para que você possa entender melhor quais são os caminhos para alcançarmos esta meta e entrar no processo de descarbonização do ar. Existem tecnologias, existem boas práticas e existem também alianças intergovernamentais para que alcancemos esse futuro possível.