Usina solar entra em operação no Ceará e pode abastecer 170 mil casas
Energia limpa produzida pelo parque equivale a uma redução de emissão de cerca de 200 mil toneladas de CO2 por ano.
Líder no Nordeste em potência solar, o Ceará ganhou uma nova usina com capacidade de 162 MW, que pode abastecer pouco mais que um município do tamanho de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O equipamento, instalado em Quixeré, no Vale do Jaguaribe, a 218 quilômetros de Fortaleza, entrou em operação na quarta-feira (28). A energia limpa produzida pelo complexo equivale a uma redução de emissão de cerca de 200 mil toneladas de CO2 por ano.
O empreendimento foi arrematado em leilão conduzido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em novembro de 2015. O projeto vale por 20 anos a partir de um Contrato de Reserva de Energia, conhecido como PPA (Power Purchase Agreement). De acordo com o diretor de Soluções em Novas Energias da Equinor, a região é uma área chave no Brasil para a produção de energia captada dos raios solares.
Diante do passo importante dado, a A Scatec Solar juntamente com seus sócios Equinor e Apodi Par irá ampliar a na América Latina. A expectativa é instalar um parque solar com capacidade para 117 MW na Argentina. “Concluímos com sucesso nossa primeira operação de energia solar no Brasil e mais uma vez confirmamos nossa vocação como produtor independente de energia solar. Vemos isso como um passo importante para crescermos não apenas aqui, mas em outros países da América Latina”, disse o CEO da Scatec Solar, Raymond Carlsen.