Startup cria mochila com plástico reciclado que gera luz para crianças estudarem à noite
Bolsa tem ajudado pequenos estudantes da África do Sul no caminho para a escola e nas lições de casa.
Uma startup criada por amigas de infância está ajudando o meio ambiente e crianças na África do Sul. A Rethaka criou uma mochila feita com material reciclado que é equipada com uma lâmpada e um painel de energia solar.
Durante o dia, enquanto as crianças caminham para a escola, o dispositivo carrega sua bateria. Assim, os estudantes podem usar a energia para fazer lições de casa no período da noite.
Muitas dessas crianças não têm energia elétrica em casa e suas famílias costumam usar lamparinas à querosene para iluminar o ambiente. Mas as lamparinas são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde das crianças, pois sua fumaça tem efeitos similares aos do cigarro.
A mochila também conta com faixas refletivas que aumentam a visibilidade dos pequenos na estrada. Um detalhe que faz grande diferença, já que muitos estudantes precisam sair de casa antes do nascer do sol para chegar no horário da aula.
O produto é feito com plástico 100% reciclado, recolhido em escolas ou aterros sanitários.
A Rethaka foi criada pelas empreendedoras Thato Kgatlhanye e Rea Ngwane, que cresceram na cidade sul-africana de Rustemburgo. As duas queriam desenvolver uma cultura empreendedora em sua cidade fornecendo oportunidades de trabalho e ajudando sua comunidade de uma maneira significativa, segundo a CNN.