Coldplay promete plantar uma árvore a cada ingresso vendido

Em 2019, Chris Martin, vocalista do Coldplay, afirmou que não faria mais turnês até que elas pudessem ser ecológicas. Quando anunciou a volta aos palcos, em 2021, a banda britânica compartilhou que havia consultado especialistas ambientais e reforçou o compromisso por mitigar a pegada de carbono gerada durante os shows. Com várias ações, a turnê mundial Music of the Spheres chega com a proposta de menor impacto ambiental.

No Brasil, a turnê do Coldplay teve início no dia 10 de março em São Paulo e terminará dia 28 no Rio de Janeiro. Já de início, o transporte de equipamentos da banda é um dos pontos mais sensíveis em relação às emissões poluentes. A banda então fez uma parceria com a DHL para que as emissões de frete marítimo e aéreo fossem reduzidas pelo uso de biocombustíveis avançados, além do transporte terrestre usar uma frota de veículos elétricos e caminhões abastecidos com Bio-LNG (gás natural liquefeito de resíduos orgânicos).

Cada show é alimentado por uma mistura de energia renovável (como energia eólica e solar) e biodiesel, que garante todos os geradores de energia dos shows. Cada show vai consumir cerca de 30 mil litros do biocombustível e a estimativa é reduzir em até 80% a emissão de CO2 com o biodiesel fornecido pela JBS.

Outra iniciativa interessante, ainda no quesito transporte, foi realizada pela Embaixada Britânica no Brasil, em parceria com a Tembici, que premiou, com ingressos, oito fãs que criaram planos para neutralizar as emissões geradas durante o deslocamento para o show. O plano de “emissão zero” do trajeto também garantiu acesso à “Energy Zone”, uma área que permite que a energia dos fãs seja convertida em energia para o show, por meio de pedaladas e pistas de dança com pisos cinéticos.

Árvores e Amazônia

Um compromisso firmado com o público pelo Coldplay foi de plantar uma árvore para cada ingresso vendido, além de reduzir significativamente mais CO2 do que a turnê produz através do investimento em iniciativas de compensação de carbono.

Os shows da banda no Brasil ainda contam com um estande formado por quatro organizações ambientalistas que vão informar os fãs sobre a Amazônia, a cultura, os trabalhos realizados no bioma, as ameaças e a importância de se preservar a floresta. Entre as ações diretas já realizadas no bioma, a banda apoiou a criação do Refúgio de Vida Silvestre dos Rios São Benedito e Azul, no Pará.

Tecnologia a favor

Por fim, a banda se uniu à empresa SAP para lançar o aplicativo Coldplay Music Of The Spheres World Tour, que combina experiências interativas e imersivas com recursos para ajudar os fãs a tomarem decisões mais ecológicas em suas viagens. Entre as funções, é possível visualizar a pegada de carbono de acordo com o transporte de deslocamento (carro, táxi, trem, transporte público, bicicleta, a pé ou de avião) e o app oferece recompensas, por meio de códigos de desconto em mercadorias da loja online da banda, aos que se comprometem com opções de transporte de baixo carbono. Disponível para download no iOS e Android, mais de 350 mil fãs em mais de 150 países já baixaram o aplicativo.

Por meio da ferramenta SAP Analytics Cloud, o Coldplay também obtém informações sobre a pegada de carbono gerada pelos fãs que viajam, com base em dados capturados no aplicativo, o que ajudará a banda a rastrear como a turnê está compensando as emissões de carbono calculadas.

Onde ocorrerá os próximos shows do Coldplay:

  • 14 de março – Estádio do Morumbi (SP)
  • 17 de março – Estádio do Morumbi (SP)
  • 18 de março – Estádio do Morumbi (SP)
  • 21 de março – Estádio Couto Pereira (Curitiba)
  • 22 de março – Estádio Couto Pereira (Curitiba)
  • 25 de março – Estádio Nilton Santos (RJ)
  • 26 de março – Estádio Nilton Santos (RJ)
  • 28 de março – Estádio Nilton Santos (RJ)

Ciclovivo