Biofilia e infraestrutura verde podem amenizar alagamentos

Nos meses de verão é comum a ocorrência de dias muito quentes seguidos de chuvas intensas, com níveis pluviométricos altíssimos. Com isso, não é difícil verificar alagamentos e inundações nas grandes cidades. Mas há algumas soluções arquitetônicas e urbanas que podem auxiliar na melhoria da qualidade de vida das pessoas. É o caso de intervenções de infraestrutura verde e aplicação de biofilia.

Com a intensificação das mudanças climáticas, conhecer as ferramentas e tecnologias mais inovadoras e sustentáveis, como a infraestrutura verde e as soluções baseadas na natureza, é primordial. “Os profissionais que tenham essa capacidade técnica, seja para a escala da cidade, seja para a escala da edificação, vão conseguir se preparar para essa grande revolução urbana que vivemos e serão agentes de transformação”, afirma a coordenadora do AEP (Architecture Experience Program), Adriane Savi, do curso de Arquitetura e Urbanismo integral da FAE Centro Universitário.

Uma das ideias inovadoras é o conceito das cidades biofílicas, ou seja, “pensar” a cidade a partir de soluções baseadas na natureza. Como explica Adriane, a infraestrutura verde contribui para uma cidade mais sustentável e saudável, e essas soluções podem trazer algo tão importante quanto a sustentabilidade: a segurança dos seus moradores em várias esferas da vida.