Espaço de beleza arrecada doação de cabelo para a limpeza do oceano

Nos dias 12, 13 e 14 de outubro, a população de Santos, no litoral de São Paulo, vai poder cortar o cabelo de graça e ainda contribuir com duas importantes causas: a limpeza dos oceanos e a confecção de perucas para pessoas em tratamento de câncer.

A iniciativa é uma das atrações do evento Diálogos da Cultura Oceânica. Com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e do Fiotrar – Projeto Águas Limpas duas praças da cidade vão receber o espaço de beleza móvel “Conexão Oceano – o seu cabelo transforma realidades”.

Das 9 às 17 horas profissionais vão realizar cortes gratuitos para arrecadar doações de cabelo para a confecção de mantas para a despoluição marinha e perucas. Além de cortar e doar o cabelo, a população poderá conhecer a máquina que confecciona as mantas desenvolvidas para retirar o óleo do oceano em casos de acidentes ambientais.

Na quarta-feira, dia 12, o espaço funcionará na Praça Luiz La Scala, do Aquário Municipal de Santos. Na quinta e sexta-feiras, dias 13 e 14, o espaço de beleza estará em outro local: a Praça Mauá, onde também haverá uma demonstração de como as mantas de cabelo conseguem separar o óleo da água. Nos dois últimos dias, rodas de conversa sobre a importância do oceano no dia a dia das pessoas também serão promovidas no local.

O atendimento ocorrerá por ordem de chegada, com distribuição de senhas. É necessário que o corte seja de pelo menos 2,5 centímetros para ser aproveitado nas mantas e de pelo menos 15 centímetros para as perucas. Os interessados em participar da ação devem estar com o cabelo limpo e seco.

Interessados em doar o cabelo já cortado podem entregá-lo no caminhão do Cabelegria, que estará ao lado do espaço de beleza. Para doar, basta ter cortado seu cabelo limpo e seco, com comprimento mínimo de 15 centímetros e fazer uma mecha amarrada por elástico. A ONG também recebe mechas para doação por correio ou em pontos de coleta em São Paulo. Para saber como doar o seu cabelo, clique AQUI.

Manta de cabelo

Desde 2013, a ONG Cabelegria arrecada cabelo, confecciona e distribui perucas para pacientes oncológicos. “Durante a confecção das perucas, muitos fios acabavam sendo inutilizados e o desperdício deles provocou uma nova frente de atuação. Diante da eficiência do cabelo para a remoção de óleo da água, desenvolvemos esta solução para ajudar a preservar o meio ambiente”, explica a fundadora e presidente da Cabelegria, Mariana Robrahn.

Ciclovivo