Metrô em Barcelona usa energia dos freios para recarregar scooters

A energia gerada pelos freios da estação de metrô Ciutadella-Vila Olímpica, em Barcelona, na Espanha, está sendo aproveitada para recarregar veículos elétricos – mais especificamente scooters elétricas.

A tecnologia é antiga: consiste em transformar a energia cinética liberada durante a freagem em energia elétrica. Tal energia normalmente é dissipada em forma de calor.

Para facilitar o acesso, foram instalados nove gabinetes modulares na estação de metrô, que permitem a recarga de pequenos veículos de mobilidade, como scooters elétricas. Os pontos de recarga contribuem para incentivar o transporte intermodal, uma vez que os moradores têm o estímulo de um espaço seguro, que pode ser aproveitado entre trajetos.

O projeto piloto foi lançado no final de setembro e, por enquanto, está disponível gratuitamente para alunos da Universidade Pompeu Fabra, cujo prédio está localizado ao lado da estação Ciutadella – Vila Olímpica. Ainda em fase de testes, o público em geral também pode usar o serviço, neste caso é cobrado um “valor promocional”.

Ciclovivo