Dia Mundial da Limpeza: saiba como se engajar
A geração de resíduos no mundo deve chegar a 3,4 bilhões de toneladas por ano até 2050. A estimativa é da organização sem fins lucrativos International Solid Waste Association (ISWA). Para sensibilizar a população mundial acerca da questão do lixo, o movimento global Let’s do it! realiza a quinta edição do ‘Clean Up Day’ (Dia Mundial da Limpeza). O evento acontece em mais de 190 países pelo mundo no dia 17 de setembro. No Brasil, são várias ações e projetos, a maior parte coordenadas pelo Instituto Limpa Brasil.
“Não se trata apenas de mutirões de limpezas, mas é uma rede forte e única de agentes que compartilham a visão de um mundo livre de resíduos. Acreditamos que juntos podemos limpar o mundo do lixo”, afirma o Instituto Limpa Brasil.
A iniciativa privada é um dos elos da ação. A rede Carmel Hotéis, localizada no Ceará, por exemplo, estimula os funcionários, moradores locais e até mesmo os hóspedes a se voluntariar. A companhia afirma que está trabalhando na limpeza de praias há quase um ano em seus três resorts e já recolheu mais de 20 toneladas de lixo neste período.
“Pela primeira vez, as limpezas serão feitas simultaneamente nos três hotéis e são esperadas 30 pessoas por local, totalizando 90 voluntários”, destaca o grupo hoteleiro em comunicado à imprensa.
Para estimular mais pessoas a participarem, a rede tem parceria com a Associação de Bugueiros do Ceará, que será responsável pelo deslocamento dos voluntários até os pontos de coleta. Também será ofertado um coffee break e um kit de agradecimento, após a coleta.
Ainda na limpeza de praias, uma grande força-tarefa está sendo montada pelos 21 projetos do Programa Petrobras Socioambiental. A ação espera reunir entre 2500 e 4000 voluntários para atuar em 120 km de praias e rios recolhendo o lixo descartado incorretamente. Entre as iniciativas está a Rede Biomar, em conjunto com o Projeto Coral Vivo, que estará presente desde Pernambuco, em Sirinhaém, até o limite sul em São Paulo, nas praias de São Sebastião.
Em todas as localidades onde o movimento atuará, haverá a capacitação de voluntários. Para informações de horários e locais de capacitação, acesse o perfil do Coral Vivo no Instagram.
Já a marca de produtos de cuidados capilares Authentic Beauty vai juntar esforços na capital paulista e espera mais de 200 voluntários para retirar lixo nas proximidades do Museu do Ipiranga, reaberto após 9 anos.
“O Dia Mundial da Limpeza contará com locais de fácil acesso para recebimento de resíduos recicláveis – os Ecopontos. A ação também busca promover a educação ambiental nas escolas por meio de oficinas e capacitação de professores”, afirma a empresa.
Uma ação mais específica será realizada na Avenida Paulista pela Associação Paulista Viva (APV) com reforço da prefeitura. O mutirão percorrerá toda a extensão da famosa Avenida coletando o lixo, varrendo calçadas e removendo bitucas de cigarro. Recentemente, a Avenida Paulista recebeu 40 coletores de bitucas e 20 lixeiras com formato do MASP, como parte do Programa “Av. Paulista Sustentável”.
Como participar como voluntário?
É possível se engajar na limpeza de cidades, bairros, praias, praças, parques, manguezais e rios. Você pode mobilizar pessoas da sua comunidade ou encontrar alguma ação próxima à sua residência por meio deste mapa. Cadastrando-se no formulário do Limpa Brasil, você recebe um certificado de comprovação como voluntário, através do e-mail, com carga horária de 30h.
Além dos mutirões, é possível se envolver e contribuir para a causa realizando a Limpeza Solidária (separar aquilo que não tem mais serventia e fazer uma doação), a Limpeza Digital (apagar arquivos desnecessários nos dispositivos digitais para a diminuição da emissão de CO2 na atmosfera) e a Limpeza Mental (prática de meditação, esportes, música, dança, yoga, dentre outros).
Mais do que um dia de limpeza, adquirir novos hábitos diários é uma forma de ser engajado o ano todo. Comece a separar o seu lixo e descartá-lo corretamente de acordo com o tipo de resíduo, além disso repense seu consumo e tente evitar embalagens e a consequente geração de mais lixo.