Dono da Patagonia doa empresa bilionária para combater crise climática

O fundador da marca de roupas Patagonia anunciou que, após quase 50 anos, está transferindo a propriedade da empresa, avaliada em US$ 3 bilhões, para duas entidades que atuam no combate à crise climática.

A Patagonia é uma empresa privada que vende roupas e equipamentos para atividades ao ar livre. Yvon Chouinard fundou a empresa, com sede na Califórnia (EUA), em 1973, produzindo equipamentos de escalada. Ele viveu como nômade em uma van por muitos anos, visitando diversos destinos em meio à natureza.

Segundo Chouinard, hoje com 83 anos, a decisão de doar os lucros da empresa veio após o empresário ficar extremamente horrorizado em ver seu nome em um artigo da revista Forbes listando-o como um dos bilionários mais ricos do mundo. Para o empresário, esse foi um sinal de que ele havia falhado em sua missão de vida de tornar o mundo um lugar melhor e mais justo.

O alpinista que se tornou empresário, trabalhou com sua esposa e dois filhos, além de equipes de advogados da empresa, para criar uma estrutura que permitirá à Patagonia continuar operando como uma empresa com fins lucrativos, cujos recursos serão destinados a esforços ambientais.

Confira sua carta na íntegra em nota divulgada pela empresa (traduzida para o português):

Por Yvon Chouinard

“Começamos com nossos produtos, utilizando materiais que causavam menos danos ao meio ambiente. Doamos 1% das vendas a cada ano. Tornamo-nos uma Empresa B certificada e uma corporação beneficente da Califórnia, escrevendo nossos valores em nosso estatuto corporativo para que fossem preservados. Mais recentemente, em 2018, mudamos o propósito da empresa para: Estamos no negócio para salvar nosso planeta natal.

Embora estejamos fazendo o nosso melhor para lidar com a crise ambiental, isso não é suficiente. Precisávamos encontrar uma maneira de investir mais dinheiro no combate à crise, mantendo os valores da empresa intactos.

Uma opção era vender a Patagônia e doar todo o dinheiro. Mas não podíamos ter certeza de que um novo proprietário manteria nossos valores ou manteria nossa equipe de pessoas em todo o mundo empregadas.

Outro caminho foi tornar a empresa pública. Que desastre teria sido. Mesmo empresas públicas com boas intenções estão sob muita pressão para gerar ganhos de curto prazo em detrimento da vitalidade e responsabilidade de longo prazo.

Verdade seja dita, não havia boas opções disponíveis. Então, nós criamos o nosso.

Em vez de “ir a público”, você poderia dizer que estamos “indo para o propósito”. Em vez de extrair valor da natureza e transformá-lo em riqueza para os investidores, usaremos a riqueza que a Patagônia cria para proteger a fonte de toda a riqueza.

Funciona assim: 100% do capital votante da empresa é transferido para o Patagonia Purpose Trust, criado para proteger os valores da empresa; e 100% das ações sem direito a voto foram doadas ao Holdfast Collective, uma organização sem fins lucrativos dedicada a combater a crise ambiental e defender a natureza. O financiamento virá da Patagônia: a cada ano, o dinheiro que ganhamos após o reinvestimento no negócio será distribuído como dividendo para ajudar a combater a crise.

Já se passaram quase 50 anos desde que começamos nossa experiência em negócios responsáveis ​​e estamos apenas começando. Se tivermos alguma esperança de um planeta próspero – muito menos um negócio próspero – daqui a 50 anos, todos nós teremos que fazer o que pudermos com os recursos que temos. Essa é mais uma forma que encontramos de fazer a nossa parte.

Apesar de sua imensidão, os recursos da Terra não são infinitos e está claro que ultrapassamos seus limites. Mas também é resistente. Podemos salvar nosso planeta se nos comprometermos com isso.”

Ciclovivo