Como fazer uma mandala com elementos naturais?
Já percebeu como somos rodeados por diferentes tipos de mandalas? Ao observarmos o mundo a nossa volta começamos a encontrar mandalas por todos os lados. A mandala é, inicialmente, um círculo onde todos os elementos criados nele, encontram-se à mesma distância do ponto central original.
Universalmente a mandala é símbolo da totalidade, e da integração. Encontramos a forma da mandala nas células, nos embriões, nas plantas, nas conchas, nas estrelas, nos planetas, nas nebulosas, etc. Desta maneira podemos dizer que a mandala está em harmonia com a natureza.
As crianças são seres da natureza e sentem imensa alegria quando estão em ambientes naturais. Que tal fazermos mandalas ao ar livre com as crianças com elementos orgânicos? As mandalas estimulam a concentração e a criatividade.
Vamos criar mandalas da natureza? Veja como é simples:
- Convide as crianças para um passeio ao ar livre em uma área verde para coletarem folhas, flores, galhos e pedras;
- Em seguida, encontre um local plano adequado para dispor os materiais coletados;
- Escolha um dos elementos coletados como ponto central, e a partir dele distribua os demais materiais ao redor do ponto inicial de forma circular, harmônica, combinada e equidistantes do centro.
Cada criança pode participar colocando sua coleta e ao final teremos uma linda mandala para contemplar. Depois podemos deixar a mandala no local para ser admirada por outras pessoas até que a própria natureza se encarregue de reabsorvê-la.