Cerveja Corona vai premiar pescadores por retirar plástico do oceano

A Corona acaba de lançar um torneio que prevê o pagamento pela pesca de plásticos.

O torneio convidou pescadores da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (APMPC) a dedicarem um dia inteiro de trabalho para pescarem plástico ao invés de peixes – vão participar cerca de 55 profissionais, que serão remunerados pelo período e também por cada quilo de resíduo recolhido do mar durante o período.

O evento foi criado pela marca de cerveja Corona com o objetivo de envolver pescadores, comunidade local e ONGs em uma ação de limpeza dos oceanos. Os pescadores que participaram da ação foram remunerados pelo dia de trabalho e receberam por cada quilo de plástico retirado do mar.

“É muito bom quando eventos como esse acontecem. Além de ajudar a nossa comunidade também ajuda o mundo, conta Leandro Sodré, um dos pescadores participantes do Torneio.

O pódio da pescaria de plástico garantiu aos 3 primeiros colocados do torneio um valor extra de R$ 3 mil para o primeiro lugar; R$ 2 mil para o vice-campeão e R$ 1 mil ao terceiro colocado.

Além dos pescadores, a comunidade também foi premiada com a reforma do galpão local, onde os pescadores guardam seus barcos e materiais de trabalho. O local também é usado pela população como um centro cultural e recebe até sessões de cinema.

“A reforma do galpão poderá trazer uma nova perspectiva de renda para as famílias trabalham com Turismo de Base Comunitária (TBC). Além de trazer um local de expressão cultural, de possibilidade para exposição de produtos locais para venda, entre outras diversas oportunidades”, conta Pedro Belga, presidente da ONG Guardiões do Mar.

Isto É Dinheiro