Exposição “O Dia Seguinte” chega a SP discutindo mudanças climáticas

A cidade de São Paulo recebe, a partir de 14 de outubro, a exposição gratuita “O Dia Seguinte”, que tem como foco a conscientização acerca da crise climática a partir dos centros urbanos. A mostra traz espaços lúdicos e sensoriais para o público experienciar os efeitos das mudanças climáticas e suas consequências nas cidades.

Até 14 de novembro, a exposição – viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – ocupa o Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo, administrada pela Catavento Cultural e Educacional, e conta com o apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

“O Dia Seguinte” conta desde a história do aquecimento global, explicando como a humanidade chegou até aqui, e apresenta soluções possíveis para a crise climática a partir das cidades. “Precisamos repensar nosso estilo de vida como um todo, e o conhecimento é o primeiro passo das mudanças. Tendo informação, nós podemos escolher a cidade e o mundo que queremos viver. É esta reflexão que propomos ao longo da experiência na exposição”, afirma Felipe Lobo, diretor da produtora Na Boca Do Lobo, idealizador e realizador do evento.

Para falar da relação entre cidades e clima, “O Dia Seguinte” usa dois pontos de partida: a cidade do futuro que queremos e a que não queremos, e com isso mostra como os modelos de desenvolvimento urbano impactam positiva e negativamente o clima, trazendo temas como infraestrutura, paz e segurança, saúde, igualdade de gênero, justiça climática, direitos humanos, segurança alimentar e energia como fatores a se refletir.

A vivência da exposição passa por cinco módulos que unem informações em projeções, pisos de led, telas interativas, animações, jogos e experiências empíricas a fim de pensar em como as cidades impactam o clima e como elas são um elemento transformador para a construção de um mundo sustentável. Todo o conteúdo está disponível também em audioguias e libras, gravados sequencialmente e disponibilizados em tablets.

A mostra, que esteve no Rio de Janeiro em 2019, traz painéis informativos com infografias interativos e jogos que falam sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para que os visitantes se aprofundem mais no tema e visualizem os benefícios da adoção de modelos de desenvolvimento mais sustentáveis.

“O Dia Seguinte” segue o modelo de compensação de carbono em sua organização, tendo parceria com o Programa Amigo do Clima, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa durante toda a Mostra.

A exposição tem apresentação do Ministério do Turismo por meio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínios Prata da Colgate-Palmolive e Bronze do banco BV e da Brasilseg. O Museu Catavento – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo – é parceiro especial. Conta com apoio da Open Society Foundations, além de ONU-Habitat, UNIC-Rio, Transporte Ativo, WayCarbon, LeToon.

Para mais informações, visite o site da exposição.

Serviço

  • Evento: Exposição O Dia Seguinte
  • Local Museu Catavento
  • Endereço: Av. Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II, São Paulo
  • Exibição: de 14/10 a 14/11
  • Horário de funcionamento: De terça a domingo das 9h às 17h
  • Agendamento de visitas: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h pelos telefones 11 3246 4067 /4140/ 4167.
  • Preço: Gratuito
  • Classificação indicativa: livre

Imagens para divulgação podem ser encontradas aqui.

Contato para imprensa

brasil.un.org