Menina de 10 anos lidera campanha contra lixo plástico

Skye Neville é uma menina de 10 anos que vive no País de Gales e adora revistas infantis, mas nunca gostou dos brinquedos de plástico que as suas publicações preferidas trazem como brindes. Leitora de publicações como Eco Kids Planet, The Week Junior e Horrible Stories, ela entrou em contato com as editoras para falar sobre o assunto.

“Estou muito preocupada com a quantidade de plástico que ainda está sendo produzido, jogado fora e poluindo nossos oceanos e meio ambiente. É por isso que quero que as editoras de revistas e quadrinhos realmente se preocupem com o meio ambiente e parem de distribuir brinquedos de plástico com suas publicações”, disse ela.

Sua reclamação no entanto, não teve a resposta esperada. Os primeiros editores a responderem, da Kennedy Publishing, alegaram que faziam o possível para tornar as revistas ecologicamente corretas e argumentaram que os brinquedos podiam ser usados ​​mais de uma vez.

Skye, não aceitou esta resposta e lançou uma petição online para que as empresas responsáveis pelos seus quadrinhos favoritos eliminassem os “brinquedos de plástico horríveis” que são distribuídos junto com as revistas.

“QUAISQUER ‘PRESENTES’ QUE AS REVISTAS OFEREÇAM DEVEM SER SUSTENTÁVEIS ​​E ÉTICOS PARA QUE POSSAMOS PROTEGER NOSSO PLANETA PARA NÓS E PARA AS GERAÇÕES FUTURAS.”

Skye Neville

Resultados rápidos

Quatro meses depois de lançar a sua campanha contra os brindes plásticos, a menina angariou várias assinaturas e recebeu o apoio de políticos e ativistas ambientais. Como resultado, a Waitrose, outra grande editora anunciou que, inspirada por Skye vai parar de vender revistas infantis contendo brinquedos “descartáveis”. Em entrevista ao famoso jornal The Guardian que estava “muito satisfeita” com a decisão da Waitrose.

“ACHO UMA PENA QUE OS EDITORES PRECISEM SER AVISADOS DE QUE O QUE ESTÃO FAZENDO É ERRADO. SERIA BOM SE ELES LEVASSEM ISSO A SÉRIO, SEM TER QUE OUVIR CRIANÇAS DE 10 ANOS COMO EU.”

Skye Neville

A Waitrose disse que vai remover brinquedos plásticos das revistas infantis nas próximas oito semanas. “Muitas revistas infantis contêm brinquedos de plástico gratuitos que têm uma vida útil muito curta e que não são facilmente reciclados. Isso não inclui itens de artesanato educacionais ou reutilizáveis, como lápis e canetas para colorir ou modelos colecionáveis ​​que devem ser usados ​​várias vezes”, comunicou a empresa.

Leia mais em CicloVivo