A Austrália é líder em energia solar. Como o Brasil pode copiar o exemplo?

A Austrália é o segundo maior exportador mundial de carvão, commodity que desempenha um papel importante em sua economia e sua política. Mas, discretamente, o país também se tornou uma potência da energia renovável.

Cerca de uma em cada quatro casas australianas tem painéis solares no telhado, índice maior do que em qualquer outra grande economia, e a taxa de instalações supera em muito a média global. O país está bem à frente da Alemanha, do Japão e da Califórnia, que são amplamente considerados líderes em energia limpa. Na Califórnia, que lidera os estados americanos no uso de energia solar, menos de dez por cento dos clientes de serviços públicos têm painéis solares no telhado.

A maioria dos australianos que adotou a energia solar não parece ter feito isso por razões altruístas, como querer combater as mudanças climáticas. Muitos estão respondendo aos incentivos oferecidos pelos governos estaduais na ausência de uma abordagem federal coordenada, a uma queda acentuada no preço dos painéis solares nos últimos anos e a um aumento nas tarifas de eletricidade.