Sustentabilidade da agricultura na Amazônia – 1: Resumo da Série

A sustentabilidade da agricultura, ou a falta dela, é uma das grandes questões na Amazônia. Fui convidado pelo Dr. Alfredo King Homma, da EMBRAPA, para elaborar um texto com “meus pensamentos” sobre este assunto [1]. Compartilho estes pensamentos nesta série.

Não é frequente que alguém seja convidado a escrever sobre suas perspectivas e experiências pessoais sobre um assunto como este – as questões criticamente importantes em torno da sustentabilidade da agricultura na Amazônia.

As questões sobre o que faz ou não o uso sustentável da terra, e em que escalas espaciais, são fundamentais para formular políticas nacionais que orientem o desenvolvimento da Amazônia de forma a manter a produtividade das áreas já desmatadas, manter os meios de sustento da população da região, e manter os serviços ambientais da floresta amazônica.

Aqui, o que é necessário para a agricultura sustentável é dividido em discussões dos limites físicos e dos processos sociais que levam à perda de sustentabilidade. Em seguinte são discutidas as alternativas, divididas entre as para áreas já desmatadas e as para áreas ainda em floresta. [2]

Notas

[1] Fearnside, P.M. 2020. A sustentabilidade da agricultura na Amazônia: Meus pensamentos.Contribuição para: Alfredo King Homma (ed.) Sinergias de Mudanças na Agricultura Amazônica, Embrapa Amazônia Oriental, Belém, Pará.

[2] As pesquisas do autor são financiadas apenas por fontes acadêmicas: Conselho de Nacional Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq: 305880/2007-1, 575853/2008-5; 573810/2008-7; 304020/2010-9), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam: 708565) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA: PRJ13.03). Este texto faz parte de um capítulo de um livro da Embrapa Amazônia Oriental [1].

A foto que abre este artigo mostra uma plantação de soja no estado do Mato Grosso

(Foto: Alberto César Araújo)

Sustentabilidade da agricultura na Amazônia – 2: Limites físicos

Sustentabilidade da agricultura na Amazônia – 3: Processos sociais que levam à perda de sustentabilidade