Cantagalo, RJ, vai receber projeto itinerante de exibição de filmes através de energia solar

Cinesolar estará na Praça Antônio Felipe Casnary neste sábado (16) no distrito de Euclidelândia.

Um projeto de cinema itinerante que exibe filmes utilizando a captação de energia solar estará neste sábado (16) em Euclidelândia, terceiro distrito de Cantagalo, na Região Serrana do Rio. Serão exibidos, na Praça Antônio Felipe Casnary, às 18h30, curtas com a temática da sustentabilidade e, às 19h30, o filme “Tudo que aprendemos juntos”.

A exibição dos filmes e as apresentações artísticas são feitas através de uma Van equipada com placas solares que convertem energia solar para elétrica. O Cinesolar, projeto do Governo Federal em parceria com a iniciativa privada, oferece 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. O cinema é montado em locais, como praças públicas e quadras esportivas.

No período da manhã, das 9h às 12h, acontece a Oficinema Solar (Oficina de Cinema), evento fechado, voltado a cerca de 30 alunos de 12 a 15 anos da Escola Municipal Elestar Caetano Mendes. Além de participarem de uma introdução ao audiovisual e de desenvolver um roteiro de cinema, durante a oficina os jovens produzem um curta-metragem, que é exibido à noite, junto com os outros filmes da programação.

Durante as sessões de cinema, o público pode visitar também a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

Confira a programação

18h30 – Exibições de quatro curtas-metragens infantis, com a temática da sustentabilidade. Serão apresentados “Pajerama” (9min) e “Procura-se” (15min), além de outros dois filmes da mostra “Curtas Brasília”, escolhidos na hora.

19h30 – Exibição do longa “Tudo que aprendemos juntos” (1h43min)
Das 9h às 12h acontece a Oficinema Solar (Oficina de Cinema), evento fechado, voltado a cerca de 30 alunos de 12 a 15 anos da Escola Municipal Elestar Caetano Mendes. O evento acontecerá na própria Escola, na rua Djalma Beda Couve, no bairro Maravilha.

G1