Acordo global fomenta uso de ​​reutilizáveis

ONU aprovou resolução para combater a poluição plástica em projeto liderado por três organizações; assinatura está prevista para até 2024.
Entre outras coisas, o acordo prevê ações estratégicas articuladas entre a esfera pública e privada, de vários países, a fim de avaliar e propor soluções para a problemática do plástico poluente.

A aliança é liderada por três organizações internacionais, a Global Plastic Action Partnership (GPAP), a Iniciativa de Plásticos da Fundação Ellen MacArthur e a ONG internacional de ação climática WRAP, que pretendem barrar o avanço do plástico.
O tratado deverá ser assinado até 2024 e será juridicamente vinculante, o que significa que possui obrigações, mas também punições, em ambos os pesos. O objetivo principal é eliminar plásticos de uso único, aqueles projetados para serem usados apenas uma vez antes de serem descartados, sacolas de compras, canudos e copos – a ideia é substituí-los por materiais reutilizáveis.

A ONU classificou a ação como a mais significativa desde o Acordo de Paris, assinado em 2015, que estabelecia metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa. Vale ressaltar que as três organizações mencionadas já trabalhavam desde 2018 em diversos países, trocando experiências sobre as melhores práticas para resolução dos outros problemas climáticos.

A pauta propõe reunir empresas, instituições governamentais, sociedade civil e até mesmo ONGs para elaborar uma visão que diz respeito à proteção do meio ambiente como um todo. As três organizações que lideram o tratado partilham de uma visão de economia circular, ou seja, que integra o aspecto social, econômico e ambiental em todos os seus projetos.

De maneira geral, os objetivos são globais e se expandem de maneira ampla, abrangendo até mesmo o cuidado em ambientes marinhos, sempre pensando em toda a cadeia de produção e a existência dos plásticos, desde concepção, consumo e gestão dos resíduos de maneira geral.
Esse não é o primeiro pacto com esse propósito, no entanto é o primeiro a ter uma abrangência que integre tanto países. Atualmente existem 13 Pactos dos Plásticos espalhados pelo mundo com o mesmo objetivo de reduzir a poluição. Há também o Fórum Econômico Mundial, cujas parcerias desenvolvidas incluem países como Indonésia, Vietnã, Paquistão, Equador, entre outros.

Vale ressaltar que o estudo dos tratados ambientais é essencial não só para aqueles que estão na faculdade de Relações Internacionais, mas também para aqueles que buscam corroborar com a redução dos plásticos. Das ações que podem ser feitas cotidianamente, evitar o uso de canudos de plástico, utilizar sacolas reutilizáveis e optar por produtos com embalagens sustentáveis e recicláveis são algumas delas.

organicsnewsbrasil