Bicicletas da Tembici serão oferecidas pela plataforma da Uber

Deixar o carro na garagem ou até mesmo substituir o automóvel por outros meios de transporte, como aplicativos de transporte ou bicicletas, é uma boa opção para o bolso, para a saúde e para a qualidade de vida nos centros urbanos. Menos carros nas ruas significam menos engarrafamento, menos poluição atmosférica e sonora e mais espaço para bikes e pedestres por exemplo.

Quando o uso do carro é necessário, existem ainda plataformas de veículos como a Uber, em que um único veículo é útil para várias pessoas. Optar por estes serviços também é uma maneira de diminuir o número de carros circulando e gerar benefícios para você e para o planeta.

Pensando em estimular ainda mais o uso de modais mais sustentáveis, a Uber Technologies Inc e a Tembici, empresa líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, anunciaram uma parceria inédita: além dos tradicionais veículos, a plataforma da Uber na América Latina vai oferecer também o serviço de compartilhamento de bicicletas comuns e bicicletas elétricas Tembici.

Com esta nova funcionalidade, milhões de pessoas que estão cadastradas na Uber na América Latina terão o acesso às bicicletas de forma mais prática, facilitando a escolha por estes modais. Em breve, os usuários da Uber verão no app as estações de bicicletas Tembici e bike Itaú disponíveis, tornando mais fácil do que nunca se movimentar em pequenas distâncias sem carro.

No Brasil, as bicicletas estarão disponíveis no aplicativo da Uber inicialmente em Recife, nas próximas semanas. Depois a iniciativa será expandida para Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, e depois para as demais cidades na América Latina em que a Tembici atua. Segundo a empresa, esta expansão ainda não tem datas definidas.

“Estamos felizes em utilizar o poder da plataforma da Uber para levar as bicicletas compartilhadas da Tembici aos usuários da Uber na América Latina ao toque de um botão”, disse Annie Duvnjak, chefe global de micromobilidade da Uber . “Essa parceria mostra o papel importante que as opções sem carro desempenham cada vez mais na estratégia da Uber para chegar a emissões zero de carbono, fornecendo aos usuários formas sustentáveis, acessíveis, e convenientes para viajar”.

A Tembici planeja fechar 2023 com mais de 30 mil bicicletas na América Latina, incluindo mais de 10 mil elétricas, seguindo o propósito de oferecer aos usuários mais uma opção de transporte sustentável e eficiente. Para a Uber, essa parceria significa um progresso significativo em direção à meta da empresa de se tornar uma plataforma de mobilidade com emissão zero de carbono até 2040.

“Essa iniciativa entre as duas empresas representa um passo fundamental para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis e eficientes de mobilidade nas cidades da América Latina”, ressalta Tomás Martins, CEO da Tembici. “Estamos muito contentes em continuar inovando no negócio de compartilhamento de bicicletas e muito felizes em sermos a primeira empresa que utiliza o modelo de estação de compartilhamento a disponibilizar bicicletas comuns e elétricas no app da Uber”.

Ciclovivo