Empresa lança linha dental 100% livre de plástico
Embalagens de creme dental feitas com tubos de alumínio eram realidade antes da produção de plásticos intensificar-se e as mesmas serem substituídas por tubos de plástico laminado. A empresa norte-americana Poppits foi buscar no passado uma nova solução para a geração de resíduos plásticos na indústria odontológica: a criação de uma linha para higiene bucal totalmente livre de plástico.
A linha é composta por tubos e tampas feitas de alumínio, um material totalmente e infinitamente reciclável. “Os primeiros tubos de pasta de dente 100% sem plástico do mundo ajudarão a reduzir os 1,5 bilhão de tubos de pasta de dente de plástico que acabam em aterros sanitários e oceanos todos os anos”, afirma Wayne Solan, fundador e inventor da Poppits.
Para além da embalagem, a pasta de dente é vegana, livre de parabenos, triclosan e conservantes artificiais. Composta por óleos essenciais e botânicos, a empresa desenvolvedora ainda promete clareamento.
Outro ponto de destaque é que a fórmula é livre de microplásticos, um avanço já que o uso de micropartículas de plástico em produtos de cuidado pessoal é bastante comum.
Batizada de PopGel, a linha de produtos conta com três tipos diferentes de creme dental, desenvolvidos por dentistas, além de uma escova de dentes de bambu e fio dental de fibra de milho embalado em uma pequena garrafa de vidro.
Ainda está em andamento, uma pasta dental em cápsulas que, além de reduzir o lixo plástico, objetiva otimizar a quantidade necessária para cada escovação – eliminando desperdícios. “Estamos trabalhando há um bom tempo no desenvolvimento de nossas esferas de pasta de dente patenteadas exclusivas. Levará mais tempo para aperfeiçoá-lo. As revoluções vêm em etapas. Estamos apenas começando”, ressalta a empresa em seu site.
Um brasileiro já ganhou um prêmio de design ao desenvolver uma embalagem para pasta de dente que dispensa a caixa ou qualquer invólucro, confira aqui. Outro produto de destaque são as pastilhas dentais que já são vendidas no Brasil.
Ciclovivo