Brasil emprega 10% dos “empregos verdes” no mundo

O mercado brasileiro perde apenas para a China, que tem 42% dos 12,7 milhões de postos de trabalho do planeta, segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), compilados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No setor solar, o que mais cresce no Brasil e no mundo, a geração de empregos ultrapassou 170 mil postos em 2021 e pode superar 200 mil, segundo o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia.A expectativa é de que, até 2030, as energias renováveis criem 38,2 milhões de empregos no mundo.

A consultoria Mckinsey estima que, para cada dólar usado no combate ao aquecimento climático, a comunidade local recebe um retorno socioambiental líquido de até US$ 4 em termos de criação de empregos, desenvolvimento local e serviços de ecossistema. “Esse impacto se traduz na geração de 550 mil a 880 mil empregos líquidos por ano através de projetos de restauração, agroflorestas e REDD+ (incentivo para compensar países em desenvolvimento por medidas de redução de emissões)”, diz o sócio da McKinsey, Henrique Ceotto.

De acordo com os dados do LinkedIn compilados pelo BID, o Brasil já é o País com maior taxa de contratação para emprego verde dentre as grandes economias da América Latina.

Organicnewsbrasil