Energia solar: valendo a taxação, como fica seu futuro investimento?

Que os bons ventos solares soprem em sua direção nesse início de ano, caro fã solar. Respondendo a pergunta é um pejuízo assimilável, pode acreditar. Mas uma mosca andou zumbindo por aí que o Senado vai reavaliar a lei em fevereiro, se o carnaval deixar. Mas vamos lá. Em termos práticos,se você injetar 1 kWh de energia na rede, com a lei 14300, você receberá o equivalente a:

0,85 kWh em 2023;
0,70 kWh em 2024;
0,55 kWh em 2025;
0,40 kWh em 2026;
0,25 kWh em 2027;
0,10 kWh em 2028.

Mas você não paga pelo que consome, só pelo que volta pra rede de distribuição, a chamada TUSD, que representa 28% da sua conta de luz. Então o imposto vai recair sobre 15% dos 28% da TUSD. Na ponta do lápis isso equivale a apenas 4% do total de sua conta. Por isso não há motivo para grandes preocupações, pois a economia ainda será alta.

Exemplo em reais: com uma conta de R$ 100,(já com os 28% da TUSD), teremos: 28 reais de TUSD. Com o desconto de 15% isso é igual a 4 REAIS!!! Ou seja, 4% sobre os R$ 100. Parece confuso agora, mas vamos nos acostumar com as contas.

Como será em 2023?

Vamos ter mudanças, com novas tecnologias e práticas. Por isso, é importante procurar empresas que já se prepararam e que possuam um corpo técnico qualificado.

A energia solar é um bom investimento por outros motivos.
  • Imunes à inflação energéticae possíveis aumentos desmedidos;
  • Garantia de funcionamento do sistema por 25 anos;
  • Valorização do imóvel.