Carro solar percorre 1.000 km com uma única carga

O carro elétrico movido a energia solar Sunswift 7, desenvolvido pela University of New South Wales (UNSW), em Sydney (Austrália), conquistou um recorde mundial do Guinness ao percorrer 1.000 km com uma única carga em menos de 12 horas.

O carro, projetado e construído por estudantes, registrou um tempo verificado de 11 horas e 52,08 minutos para a distância no Australian Automotive Research Center (AARC) em Wensleydale, no estado de Victoria. Isso equivale a uma velocidade média de quase 85 km/h e garantiu à equipe Sunswift Racing o recorde de “Veículo elétrico mais rápido acima de 1.000 km com uma única carga”.

A gerente da equipe Sunswift, Andrea Holden, estudante de Engenharia Mecânica na UNSW Sydney, ficou encantada com o desempenho do carro e em êxtase por fazer parte de um recorde mundial de prestígio. “É muito estranho pensar que ajudamos a fazer algo que é o melhor do mundo”, disse ela. “Este recorde mundial é a validação de todo o esforço de todos na equipe.”

O Sunswift 7 é o mais recente de uma longa linha de carros movidos a energia solar de sucesso da UNSW desde que o primeiro veículo foi produzido em 1996.

Ele pesa apenas 500 kg (cerca de um quarto de um Tesla, por exemplo) e apresenta grande eficiência graças ao seu design aerodinâmico, eficiência dos motores, cadeia de transmissão e resistência ao rolamento incrivelmente baixa.

Sunswift 7

O chefe da equipe, professor de prática Richard Hopkins, diz que o recorde mundial mostra o que é possível e o que pode ser alcançado, embora com uma vantagem de peso significativa em relação aos carros legais de estrada que exigem uma série de recursos, como airbags e sistemas de ar condicionado, que Sunswift 7 não inclui.

O Sunswift 7 completou 240 voltas no Circuito Rodoviário da AARC, o equivalente a mais do que a distância percorrida de Sydney a Melbourne, para quebrar o recorde. O carro parou apenas para permitir uma troca de motorista a cada poucas horas – além de uma troca de pneu devido a um furo e o reparo estressante do gerenciamento da bateria.

“Vamos lembrar, esses não são os fabricantes de carros profissionais mais bem pagos em Stuttgart que trabalham para a Mercedes. Este é um bando de amadores muito inteligentes que pegaram todos os ingredientes e os juntaram de maneira brilhante”, comemorou o Prof. Hopkins.

Segundo o professor, o consumo de energia durante o recorde foi de apenas 3,8 kWh/100km, enquanto os veículos elétricos mais eficientes na estrada hoje atingem apenas uma classificação de 15kWh/100km e a média é de cerca de 20kWh/100km. “O Sunswift 7 não é um carro de produção do futuro, já que abrimos mão do conforto e o custo é proibitivo. Mas mostramos que, se você quiser tornar os carros mais eficientes, mais sustentáveis, mais ecológicos, isso é possível”, disse ele.

“Eu trabalhava na Fórmula 1 e ninguém pensa que estaremos pilotando carros de F1 nas ruas em cinco ou 10 anos. Mas a tecnologia que eles usam na F1 realmente ultrapassa os limites e parte disso é filtrada [para veículos comuns] e é isso que estamos tentando fazer com o Sunswift e o que esse recorde mundial mostra que é possível”, finaliza o professor.

Ciclovivo