novembro 2022

Voluntários retiram 430 toneladas de resíduos da Praia do Recreio

No dia 12 de novembro, mais de 300 pessoas mostraram que a união faz realmente a força e que é possível cuidar melhor do planeta em que vivemos. Em ação organizada pelo Instituto Limpa Brasil, ONG que promove mobilização em defesa do descarte adequado de resíduos, essas pessoas conseguiram retirar mais de 430 mil quilos de lixo em mutirão de limpeza na Praia do Recreio, Rio de Janeiro.

LEIA MAIS

Passageiros podem descartar lixo eletrônico em rodoviárias de SP

O lixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo de material cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os aterros sanitários, os componentes químicos destes equipamentos são prejudiciais ao meio ambiente e á saúde, caso sejam descartados e manuseados de forma incorreta, podendo contaminar o solo e cursos d’água.

LEIA MAIS

Como aplicar o consumo consciente na Black Friday

Nesta sexta-feira (25), ocorre mais uma edição da Black Friday e uma pesquisa do Reclame Aqui aponta que neste ano 50% dos brasileiros pensam em realizar compras durante o evento. O percentual representa um aumento frente aos 53% dos consumidores que afirmaram não cogitar adquirir nada em 2021.

LEIA MAIS

Terminais de ônibus de Salvador ganham máquinas de reciclagem

Seis terminais de ônibus de Salvador, administrados pela CCR Metrô Bahia, vão receber máquinas para o descarte correto de resíduos recicláveis, como garrafas plásticas de água mineral, latinhas de refrigerante e outras embalagens. O material reciclável pode ser levado para os terminais Pirajá, Retiro, Acesso Norte, Rodoviária, Pituaçu e Aeroporto – e vão gerar benefícios para quem contribui com a reciclagem!

LEIA MAIS

Plástico em recifes afeta comportamento alimentar de peixes

O aumento da presença de compostos plásticos nos mares e oceanos têm causado preocupação desde os anos 1970. Uma nova descoberta deste impacto é trazida por pesquisadores do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Eles identificaram que os plásticos presentes nos mares impactam a fauna marinha de maneiras sutis, como na preferência alimentar e nas interações dos peixes com os recifes.

LEIA MAIS

Estacionamentos na França serão cobertos por painéis solares

Na França, um projeto de lei aprovado pelo senado pode gerar energia limpa e garantir sombra para carros e pedestres nos estacionamentos do país. A nova legislação determina que todos os estacionamentos com mais de 80 vagas, sejam novos ou antigos, tenham pelo menos metade de sua área coberta por placas solares nos próximos 6 anos. 

LEIA MAIS

Brasil pode ser o primeiro a zerar emissões líquidas

O Brasil pode ser o primeiro país do mundo a zerar emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2040. É o que concluem, a partir de dados e análises calculadas, pesquisadores brasileiros na COP27, a Conferência do Clima das Nações Unidas, que ocorre até o dia 18 em Sharm El-Sheikh, no Egito. Segundo os especialistas, a característica do país em ter a maior parte das emissões ligada ao uso da terra, que inclui desmatamento e fogo associado, e às atividades agropecuárias, torna possível neutralizar a liberação dos gases que estão causando o superaquecimento do planeta com “relativa rapidez”.

LEIA MAIS

Desafio de reciclagem vai dar uma viagem com acompanhante

Em 2021, a PepsiCo se uniu à National Geographic para lançar um chamado para uma mudança urgente em relação à maneira como estamos gerindo os recursos naturais do planeta. O projeto Planet Love nasceu da parceria entre duas gigantes: uma das maiores empresas em alimentos e bebidas e uma das maiores organizações científicas e educacionais sem fins lucrativos do mundo. A iniciativa faz parte do PepsiCo Positive (pep+), estratégia ESG global da PepsiCo e que vem transformando a forma como a companhia faz negócio, fomentando mudanças positivas para as pessoas e para o planeta.

LEIA MAIS