Califórnia proíbe sacos plásticos para frutas e legumes em mercados
Muito se fala da necessidade de proibir o uso de sacolas plásticas de uso único nos caixas de supermercados, usadas para levar as compras depois do pagamento. Mas existe um outro tipo de sacola plástica que está presente no dia a dia das pessoas, mesmo de quem já leva suas sacolas retornáveis para o mercado: sacos plásticos para embalar produtos a granel.
Nas seções de frutas e legumes, é muito comum que rolos de saquinhos plásticos sem alça sejam oferecido para embalar os produtos que vão ser pesados depois. Estas sacolas plásticas também são comuns em alguns açougues e lojas a granel. E, assim como as sacolas plásticas com alça, são embalagens de uso único que precisam ser banidos.
A Califórnia deu um importante passo para eliminar este plástico descartável e se tornou o primeiro estado americano a proibir saquinhos plásticos em seções a granel dos supermercados, sejam de frutas, legumes, carne ou outros produtos. Um projeto de lei regulamentando esta proibição foi assinado pelo governador Gavin Newsom no dia 30 de setembro de 2022.
“Esse tipo de plástico não é reciclável. É um contaminante em quase todas as lixeiras em que você o coloca”, disse Nick Lapis , diretor de advocacia do grupo Californians Against Waste, que aprovou a nova lei. “Ele voa em torno de aterros sanitários e voa para fora de caminhões. Ele fica preso em engrenagens em instalações de reciclagem. É um produto problemático do qual queremos nos livrar”, copleta ele.
A proibição já foi aprovada e entraria em vigor em 2023. Infelizmente, a Associação de Mercados da Califórnia, conseguiu adiar o seu início para 1º de janeiro de 2025.
A nova lei tem como base a proibição de sacolas plásticas na Califórnia em 2016, que foi um sucesso. “Houve uma queda de 72% no lixo de sacolas de supermercado no estado apenas um ano após a implementação total”, disse a diretora legislativa do Californians Against Waste, Nicole Kurian.
Outro fator que influenciou a proibição dos sacos plásticos foi um projeto de lei, também de 2016, que determinou a redução na quantidade de resíduos orgânicos destinados aos aterros sanitários em 75%, até 2025. Esta lei estimulou o surgimento de vários programas de compostagem na Califórnia e os saquinhos plásticos se mostraram um problema na hora de compostar.