Plataforma reúne iniciativas de agricultura urbana no Brasil

A produção de alimentos em espaços urbanos tem se mostrado um caminho importante para garantir a segurança alimentar da população, além de contribuir para a geração de emprego e renda, fortalecimento comunitário, melhoria da qualidade de vida e dos espaços verdes nas cidades. No Brasil, existem diversas experiências de políticas públicas voltadas para a agricultura urbana, mas as informações não estavam disponíveis e concentradas em um único local, até agora.

A partir desta quinta-feira, 6 de outubro, é possível acessar e se inspirar em 100 iniciativas voltadas para o fortalecimento da agricultura urbana, desenvolvidas por governos municipais. As experiências foram reunidas pelo Instituto Escolhas na plataforma Políticas Públicas de Agricultura Urbana.

A ferramenta online é uma iniciativa inédita que pode ser acessada por toda a sociedade, mas que vai ser especialmente útil para gestores públicos.

“A plataforma está disponível para todos, mas acreditamos que ela vem suprir, principalmente, uma demanda latente da gestão pública que é a necessidade de acessar referências antes de dar início a um projeto de fomento à agricultura urbana”, explica Jaqueline Ferreira, gerente de Portfólio do Instituto Escolhas. Ela ressalta que os governos municipais, por estarem mais próximos dos cidadãos, têm maior potencial para estabelecer ações em cooperação com a sociedade civil, fomentando o associativismo.

Ciclovivo