Dicas para economizar o gás de cozinha
Com a alta geral de itens básicos, é preciso otimizar os mantimentos e recursos. O preço do gás, por exemplo, chega a R$ 110 em algumas capitais, pesando no bolso dos brasileiros. O Chama, marketplace de botijão de gás, compartilha algumas dicas para economizar gás de cozinha para fazer render o botijão.
“O GLP foi um dos itens com maior impacto na inflação de 2021, com alta de quase 37% segundo levantamento do IBGE. O Chama, como parceiro dos consumidores, acha fundamental dar dicas que os ajudem a otimizar o uso do gás e aumentar a vida útil do botijão”, afirma Mariana Rangel, porta-voz da startup Chama.
Confira as dicas abaixo:
1. Escolha as panelas corretas
Um erro muito comum é usar uma panela de tamanho errado para cozinhar algo. Fritar um ovo, por exemplo, não exige uma panela grande, apenas uma frigideira pequena. Se for usada uma panela maior que o necessário, o alimento não irá cobrir o fundo inteiro e o gás será desperdiçado.
2. Use o vapor a seu favor
Quando se está cozinhando um alimento, é possível utilizar o vapor que sai da panela para cozinhar algum outro, como um legume, desde que haja uma escorredora propícia a isso. Cortar a comida em pedaços também acelera o cozimento e ajuda a economizar o gás.
3. Cuide das bocas do fogão
Ter cuidado com as bocas do fogão é fundamental para garantir o funcionamento correto delas. Por isso, é importante sempre realizar uma limpeza após o uso, evitando o acúmulo de sujeira e gordura.
4. Mantenha o forno fechado
Ao abrir o forno durante o tempo de cozimento, acontece um choque térmico entre o ar quente e o ar frio, deixando o processo mais longo. Por isso, o recomendado é abrir o forno o mínimo possível, assim o gasto de gás será apenas o necessário, evitando desperdícios.
5. Cozinhe menos vezes por semana
Uma ótima dica para economizar o gás é cozinhar menos vezes durante o mês. O recomendado é selecionar um dia, cozinhar vários alimentos (arroz, feijão, legumes etc.) e congelá-los.
6. Feche as panelas
Cozinhar com a tampa faz com que os alimentos fiquem prontos mais rapidamente. Com isso, o gás fica ligado menos tempo, gerando economia.
7. Escolha revendas certificadas
Além dos perigos de explosão e vazamento, os riscos de comprar botijão de gás clandestino vão desde a possibilidade de terem menos gás que o indicado até vasilhames sem a manutenção correta, com ferrugem, amassados e roscas danificadas. Todos os parceiros cadastrados no aplicativo do Chama possuem certificação pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), para que o consumidor não adquira produtos adulterados e sem registros, mas, sim, com qualidade e melhor performance do botijão para que ele dure mais.