4 modelos de composteiras domésticas de baixo custo
O Brasil produz quase 37 milhões de toneladas de lixo orgânico por ano. Apesar de seu potencial econômico em gerar energia e biogás, apenas 1% do que é descartado é reaproveitado, segundo dados da Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).
Individualmente, o que se pode fazer para reduzir este problema é gerenciar os próprios resíduos. O primeiro passo é planejar as refeições, de forma a evitar o desperdício, e aplicar o aproveitamento integral dos alimentos na cozinha. Sobras e cascas ainda podem ganhar um destino melhor do que a lixeira: a composteira.
A composteira doméstica é uma maneira fácil e barata de cuidar de seus próprios resíduos orgânicos. Basta inseri-los na terra para que a ação de microrganismos decomponham frutas, legumes e verduras transformando-os em um rico biofertilizante. O líquido é ótimo adubo para hortas e plantas.
Há diversos tipos de composteiras. Algumas estão disponíveis para compra em lojas especializadas, mas é possível também colocar a “mão na massa” – construindo sua própria unidade em casa usando materiais de baixo custo. No site do Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, há quatro tutoriais que ensinam como fazer composteira.
O passo a passo de montagens de composteiras inclui dois modelos feitos com garrafas plásticas, um feito com baldes de margarina e ainda outro direto no chão. Assim, você pode escolher o que melhor se adapta à sua realidade. Confira aqui todos os tutoriais ou clique abaixo diretamente no modelo que te interessa:
Compostagem com baldes plásticos
Composteira com duas garrafas PET
Composteira com apenas uma garrafa PET