Bali: O mais recente de arquitetura e notícia
IBUKU foi pioneira em um novo vocabulário de projeto, fazendo nossas próprias regras ao longo do caminho e oferecendo novas soluções para o mundo através de nossa jornada.
Hoje, oferecemos mais uma solução de design, uma estrutura inédita que não é apenas uma peça de arquitetura de bambu, mas servirá como referência em estruturas leves como um todo.
The Arc é o mais novo volume do campus da mundialmente famosa Green School em Bali, Indonésia. A escola tem uma história de 12 anos rompendo fronteiras e expandindo horizontes e esta instalação é a mais nova referência nessa história, elevando o padrão da educação sustentável em todo o mundo. Como primeiro volume desse gênero já feito, a estrutura é construída a partir de uma série de arcos de bambu de 14 metros de altura que se cruzam, medindo 19 metros, interconectados por grades anticlásticas que derivam sua força de curvas em duas direções opostas.
The Arc é uma façanha de engenharia; exigiu meses de pesquisa, desenvolvimento e ajuste fino de detalhes feitos sob medida. O resultado é um design refinado com beleza incomparável, que é uma prova do compromisso da IBUKU em expandir horizontes em arquitetura e design.
Inspirado pela Natureza
Ele emprega uma das maiores estratégias da natureza para a criação de grandes espaços com estrutura mínima. Dentro de uma caixa torácica humana, uma série de costelas trabalhando em compressão são mantidas no lugar por uma camada flexível tensionada de músculo e pele. Isso cria um invólucro fino, mas forte para os pulmões. No caso do The Arc, os arcos que trabalham em compressão são mantidos no lugar por grades anticlásticas tensionadas. Esses elementos parecem drapejar através dos espaços entre arcos impossivelmente finos que se elevam no alto, conferindo intimidade e beleza ao espaço. Embora pareçam pendurados nos arcos, eles realmente os sustentam.
A orquestração contra-intuitiva da geometria leva a estrutura a um estado de equilíbrio, o que significa uma necessidade drasticamente reduzida de material estrutural. Isso também significa um volume interno sem precedentes com uma estrutura incrivelmente fina e sem nenhuma treliça.
Leia mais em ArchDaily