A melhor energia é aquela que não é consumida

A instalação de painéis solares para autoconsumo é apresentada como uma solução tanto para indivíduos como para PME que queiram otimizar o seu consumo de energia.

2020 foi o ano do consenso sobre questões energéticas. Pela primeira vez na história, todos os atores envolvidos na mudança de direção do setor – instituições públicas, entidades privadas, agentes sociais e a sociedade no seu conjunto – decidiram remar numa única direção: para alcançar a neutralidade climática até 2050.

As organizações europeias estipulam prazos para os Planos de Sustentabilidade e a redução das emissões de carbono, os governos implementam políticas para encorajar os seus cidadãos a mudar e a eliminar as fontes de carbono e a sociedade está a tornar-se cada dia mais consciente das questões ambientais. Como exemplo, em Portugal, recentemente, o Governo encorajou o autoconsumo com a isenção de inspeções em pequenas produções até 1 MW, com autorização prévia, incluindo as medidas de apoio em estado de emergência.

Por estas razões, cada vez mais utilizadores estão a decidir procurar alternativas às energias tradicionais e uma das mais conhecidas e em crescimento entre os utilizadores privados e as pequenas e médias empresas é a instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo.

Embora esta forma de consumo de energia tenha, portanto, crescido ano após ano, ainda está a um ritmo fraco em comparação com a sua capacidade e, de acordo com o relatório da proposta do Orçamento de Estado para 2021 que prevê a entrada em funcionamento de mais de 700 MW de nova capacidade de energia solar fotovoltaica, 2021 será um ano recorde que se espera que aumente dos atuais 950 MW para 1.500 MW de capacidade solar em funcionamento.

A instalação de painéis solares para autoconsumo é apresentada como uma solução tanto para indivíduos como para PME que queiram otimizar o seu consumo de energia.

O acesso mais fácil à tecnologia solar, nos últimos anos, juntamente com o maior número de subsídios disponíveis e as vantagens fiscais oferecidas por muitas autarquias locais são algumas das razões que podem incentivar mais famílias e mais empresas, a apostar no autoconsumo assim como o desejo de saberem quanto irão pagar em cada fatura, independentemente das circunstâncias do mercado da eletricidade.

E a transição para um modelo energético mais eficiente e sustentável depende da capacidade de satisfazer as necessidades de cada indivíduo, daí o compromisso com o desenvolvimento de soluções solares totalmente personalizadas. O autoconsumo permite-o. Acreditamos que o autoconsumo é a alternativa amiga do ambiente e que cada instalação é única. Desta forma, para garantir a poupança, é essencial dimensionar individualmente a solução a ser implementada, determinando tanto a localização ideal dos painéis de acordo com a superfície disponível e as horas de sol em cada telhado, como o número de painéis para cobrir de forma ótima a procura de eletricidade, garantindo assim a maior rentabilidade.

A tecnologia de vanguarda e pioneira, hoje ao dispor dos utilizadores pela ei energia independente, é um exemplo. Com recurso a Inteligência Artificial (IA), a Big Data e a algoritmos, permite fornecer uma oferta personalizada tendo em conta as características de cada utilizador, para que possam definir a melhor instalação, maximizando a poupança, a energia produzida e, no final, a sua sustentabilidade.

Gerar a sua própria energia permite a cada cidadão isolar-se dos impactos do mercado, contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta, do ambiente, reduzindo drasticamente emissões de carbono.

Sapo.pt