Conheça o 1º varredor de rua elétrico, autônomo e silencioso

Muitas cidades já mecanizaram total ou parcialmente o serviço de limpeza das ruas. Em Helsinki, capital da Finlândia, as ruas estão ganhando um aparato super tecnológico. É o Trombia Free: um varredor totalmente elétrico capaz de evitar obstáculos de forma independente.

Desenvolvido pela empresa finlandesa Trombia Technologies, este é o primeiro varredor de rua elétrico e autônomo do mundo. Cada veículo é equipado com baterias de 45 ou 90 kWh, projetadas para operar de 8,5 a 17 horas (em modo econômico) ou 4 a 8 horas em modo contínuo.

Seu uso traz benefícios em economia de energia e água. A idealizadora calcula que o veículo consome apenas 15% da energia exigida pelas máquinas convencionais que aspiram lixo e apenas uma fração da quantidade de água necessária.

Outra vantagem é não gerar emissões poluentes durante a limpeza, ao contrário dos veículos a diesel usados na Finlândia e outras cidades europeias. “Pensamos nos mais de 3 milhões de toneladas métricas de CO2 de emissões de carbono que os varredores de rua movidos a diesel de alta potência em todo o mundo produzem anualmente”, afirma Antti Nikkanen, CEO, Trombia Technologies.

Desde 2020, o robô limpador vem sendo testado na Finlândia. No bairro Jätkäsaari, em Helsinki, já é possível vê-lo em ação. O objetivo é testar as funcionalidades do varredor elétrico e sua adequação em uma área residencial urbana.

Os testes são realizados sobretudo à noite, causando menos transtornos aos moradores. São analisados o nível de ruído, a eficiência da varredura, a operação, benefícios e limitações do varredor de rua autônomo.

A máquina detecta obstáculos, como um pedestre em seu caminho, e, durante o piloto, é sempre acompanhada por um operador para garantir a segurança.

“O combate às mudanças climáticas exige novas soluções de todos nós em nível global. As cidades estão desempenhando um papel fundamental na busca de soluções para desafios como os relacionados à habitação sustentável, e nossa missão é facilitar a eletrificação da varredura de ruas por completo e obter reduções de emissões significativas de uma só vez”, conclui Nikkanen.

O Trombia Free pode atingir uma velocidade máxima de 10 km/h, mas é limitado a uma média de 6 km/h ao varrer ruas e caminhos.

CicloVivo