30 usinas de energia solar de custo zero são projetadas no Maranhão por startup de investimentos
A Edsun, startup de investimentos em energia solar e outras de fontes renováveis, acaba de fechar contrato para a construção de sua primeira usina de energia solar no Maranhão.
O sistema será instalado no condomínio Essenza com um investimento de R$ 200 mil. O trabalho é uma parceria da startup com a empresa Sun Supply, que fará a instalação da usina no Maranhão.
CEO da Edsun explica, “O Maranhão tem um grande potencial em relação à energia solar. Nosso objetivo é instalar mais 30 usinas no estado”. A Edsun procura condomínios para instalar suas usinas de energia solar fotovoltaicas e, assim, diminuir em até 30% os custos na tarifa de energia elétrica. Os condomínios não precisam arcar com nada, já que os investidores da startup compram os equipamentos e se rentabilizam por meio do aluguel das estruturas. A Edsun garante a manutenção por todo o tempo do contrato sem custo extra para o condomínio no Maranhão.
Além do Maranhão, a Edsun atua em todos os estados brasileiros e tem como foco, condomínios residenciais e comerciais. Vale lembrar que, além da economia, a solução apresentada gera valorização do imóvel, que pode chegar a 6%, segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Energia Solar no Maranhão
A geração de energia solar no Maranhão é uma das que possuem melhor desempenho no país, segundo especialistas, visto que o estado atingiu a marca de 100 usinas fotovoltaicas instaladas, dividas em micro e mini usinas. Além disso, o seu investimento tem se tornado cada vez mais presente e acessível na população, bem como a potencialização de seu interesse na instalação e economia a partir de uma energia limpa e renovável.
Sendo assim, é fácil enumerar uma lista de motivos aos quais é vantajoso adquirir um sistema fotovoltaico no Maranhão contando com aspectos como: potencial de energia solar; número de usinas solares no estado; preço de instalação de placas solares; retorno sobre o investimento; e empresas instaladoras na região.
Leia mais em CPG