Guia gratuito ajuda pecuarista a descobrir nível de sustentabilidade da própria fazenda
Um guia de auto avaliação gratuito que ajuda o pecuarista a descobrir em que patamar de sustentabilidade está a sua fazenda, identificando pontos importantes que muitas vezes já fazem parte da lista de preocupações da fazenda, mas, às vezes, nem mesmo o produtor, tão envolvido no processo, conhece.
Este pode ser o resultado do preenchimento do GIPS, ferramenta lançada em 2016 pelo Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS).
“O GIPS (Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável) foi lançado em 2016 com o objetivo de traduzir o conceito da pecuária sustentável na visão dos seis elos da cadeia produtiva da pecuária. Ele tem este objetivo de ser uma ferramenta de auto avaliação do produtor, é totalmente gratuito e confidencial e o produtor rural vai conseguir ter uma fotografia de como que está a fazenda dele em termos de sustentabilidade e aonde ele pode chegar, quais são os próximos passos para ele evoluir, avançar neste caminho da sustentabilidade”, apresentou Luiza Bruscato, engenheira ambiental e gerente executiva do GTPS..
De acordo com Luiza, a auto avaliação atribui perguntas a cinco áreas: gestão, meio ambiente, comunidades, trabalhadores e cadeia de valor. “A gente tem indicadores dentro de todos estes aspectos, tratando da sustentabilidade de uma forma bem ampla. O objetivo também é desmistificar o olhar de que a sustentabilidade é só o meio ambiente, é só abraçar árvore. Não é só isso. Sustentabilidade é muito mais que isso, envolve manejo de pastagem, cuidado com os trabalhadores, atendimento da legislação, seja o Código Florestal, seja a NR 31”, ilustrou Bruscato.
De acordo com a gerente executiva, 700 produtores já iniciaram cadastro na plataforma e 400 já preencheram sua avaliação, disponível gratuitamente pelo site.
Nesta quinta-feira, dia 10, a partir das 8h30, a própria Luiza Bruscato vai apresentar em sua participação no 15º Webinar Giro do Boi um tutorial em tempo real para os produtores que desejam concluir sua avaliação no GIPS.
“A intenção é desmistificar o que é sustentabilidade na pecuária nacional. A gente vai mostrar para o produtor que é muito mais simples do que ele imagina e que ele já está fazendo muita coisa sustentável na fazenda dele. E a ideia é a gente preencher o GIPS, então venha preparado para colocar a mão na massa porque a gente vai entrar na plataforma, vai acessar, vai fazer o cadastro e vai iniciar o preenchimento dos indicadores junto com o produtor”, convidou.