Estudantes de Goiânia criam sistema de alerta para alagamentos

Estudantes de Goiânia estão desenvolvendo um sistema de alerta para alagamentos.

Eles têm entre 13 e 16 anos e muita vontade de ajudar. E foi pensando nos prejuízos causados pelas fortes chuvas que a turma da aula de robótica desenvolveu um equipamento: um sensor de alerta para alagamentos.

No projeto dos alunos, a torre, alimentada por energia solar, é instalada na calçada. Sensores parecidos com os usados em radares de velocidade ficam no meio-fio.

“Esse sistema informa em tempo real. Então, se tiver uma chuva muito forte e a via ficar alagada, você não depende de alguém ter que avisar”, disse o professor de robótica Vittor Bruno.

O alerta pode chegar rapidamente por aplicativo de celular ou sinalizadores eletrônicos. Hoje a maioria das cidades só tem placas que demarcam as áreas de risco para alagamentos.

Mas quanto custaria colocar para botar a ideia na prática? Os alunos também fizeram as contas. Numa cidade como Goiânia, o gasto seria de R$ 160 mil ou cerca de R$ 1.700 para cada um dos 91 pontos de risco de alagamento da capital.

“Pode melhorar a qualidade de vida, a segurança, acessibilidade, a mobilidade”, afirmou Tainá Freitas de Carvalhos, de 13 anos, aluna do 8º ano.

Ideia aprovada até por quem monitora os pontos de risco da cidade.

“A capacidade que esses meninos tiveram de identificar um problema que é público e uma solução tecnológica que é capaz de auxiliar na prevenção de acidentes é fantástica”, declarou o major Rafael Gomes, da Defesa Civil de Goiás.

G1