Carro solar com autonomia de 750 km é apresentado na Holanda
Carros elétricos já são uma realidade em boa parte do mundo. Apesar dos benefícios ambientais e econômicos, essa expansão de eletrificados têm gerado um problema lá fora, que é a rede de carregamento, que não acompanha a crescente na vendas desses veículos.
Uma alternativa para isso é a tecnologia do uso da energia solar, como a utilizada por uma empresa holandesa no Lightyear One. Trata-se de um carro solar que utiliza painéis para gerar eletricidade, mas que também pode ser recarregado na tomada.
Durante um dia ensolarado, a autonomia do Lightyear One chega a 750 km. Para andar à noite as baterias podem ser recarregadas na tomada, com uma autonomia de 350 km. Já para rodar apenas com a energia do Sol, é necessária uma hora de exposição ao Astro Rei para cada 15 km percorridos. Na prática, a energia solar seria um complemento para aumentar a autonomia, fazendo que as pessoas não precisem usar com frequência os postos de recarga nas estradas.
O Lightyear One é um cupê de quatro portas com tração integral. Dados de potência e torque do carro solar não foram divulgados até então. Mas o veículo conseguiu diminuir consideravelmente o espaço necessário para as baterias, o que representou em maior espaço interno para cinco passageiros e um porta-malas de 780 litros.
A energia solar é captada em 5 metros quadrados de painéis instalados no teto e capô, que, segundo a empresa, são resistentes e permitem, por exemplo, que um adulto ande sobre eles sem danificar as células do sistema.
Como toda tecnologia nova, o carro solar custa caro. As primeiras unidades já estão sendo reservadas na Europa por 119 mil euros, aproximadamente R$ 510 mil na conversão atual. Segundo a revista Turbo, de Portugal, 100 unidades já foram encomendadas e começar a ser entregues apenas em 2021.